Tarefa 6 – Curso EDH – Ana Luiza da Silva Lagonegro
Função
PEIF I / POA
DRE / Unidade Educacional
Freguesia do Ó / Brasilândia
Escola
EMEF Professora Joaninha Grassi Fagundes
Tema: Respeito aos lugares de fala na escola
Justificativa: Tornar o espaço da Unidade Escolar um ambiente respeitoso e aberto a trocas de experiências e acolhedor para todo o conhecimento existente, busca considerar os saberes trazidos pelos estudantes, funcionários da cozinha, da limpeza e demais setores envolvidos no cotidiano da comunidade escolar.
Faz-se cada vez mais necessário tornar a escola um espaço de educação horizontal, dando voz aos sujeitos e tornando o conhecimento atrativo e enriquecedor a todos.
Público – alvo: Toda a comunidade escolar
Finalidade: Promover rodas de conversa mediadas por professores com grupos de estudantes de diferentes idades para dialogar com gestores, funcionários da cozinha , da limpeza e inspetores de aluno visando pensar novas possibilidades e rotinas para o grupo. Os momentos também servirão para debater acontecimentos desagradáveis e desrespeitosos que ocorrerem com quaisquer indivíduos. A meta e que ao ouvir os relatos , diferentes pessoas , com características diversas falem sobre o assunto e que com visões de diferentes lugares de fala , todos passem a refletir sobre as maneiras pelas quais nos impomos para sermos ouvidos e que partindo dessa reflexão encontremos pontos para construção coletiva de uma comunidade educativa pautada no respeito a diversidade e em equidade.
Objetivos:
Dialogar sobre racismo, machismo, violências física e psicológica , discriminação a deficientes e demais minorias;;
Pensar caminhos para a criação de uma rádio na escola;
Atualizar e adequar o Projeto Político- pedagógico de modo a contemplar toda a comunidade escolar;
Pensar ações coletivas para desenvolver atividades culturais e feiras que envolvam estudantes e familiares;
Tornar a escola um espaço acolhedor e de respeito mútuo;
Proporcionar aos professores a oportunidade de mediar diálogos com diferentes sujeitos e produzir material baseado em escuta, observação e compreensão das necessidades das crianças e adolescentes envolvidos no processo educativo;
Possibilitar que a equipe gestora consiga tornar a escola democrática um projeto possível e permanente em seu território.
Duração: Um ano para ações de implementação.
Atividades:
Cine debates;
Rodas de conversa;
Feiras para trocas de brinquedos e livros;
Palestras;
Jogos teatrais;
Slam;
Sarau;
Exibição de curtas criados pelos alunos;
Escrita coletiva de regras da comunidade escolar;
Rodas de conversa com pais de alunos sobre temas variados;
Oficinas para confecção de brinquedos com material reciclável.
Oficinas sobre diferentes saberes com os funcionários da escola.
Avaliação: A avaliação será feita mensalmente durante a realização de assembleias coletivas, após cada avaliação serão readequados os aspectos que não estiverem funcionando para a maioria dos envolvidos no processo.