Tarefa 6 – Curso EDH – Ana Kátia de Souza Pessoa

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

Ana Kátia de Souza Pessoa

Função

Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

DRE / Unidade Educacional

Capela do Socorro

Escola

EMEI Caminho dos Martins

Projeto: Conhecendo os povos originários do Brasil

 

Justificativa:

Nas conversas de teletrabalho recentes, os professores da minha escola comentaram o fato de nós trabalhados a temática africana mas, não falarmos sobre a temática indígena, ficando a história dos índios do Brasil restritas a um livro infantil lido esporadicamente na EMEI.

 

Público alvo:

Docentes e crianças da EMEI.

 

Finalidade:

O projeto pretende que os docentes conheçam mais sobre a história dos índios do Brasil e, possam planejar atividades com as crianças que envolvam esta temática.

 

Objetivos:

No primeiro momento, que as professoras conheçam mais sobre a histórias dos índios no Brasil, como era antes na época do descobrimento e como está agora, além das contribuições indígenas na nossa cultura.

Com base nos novos conhecimentos adquiridos, os professores devem planejar suas aulas e trabalharem a temática com as crianças, que deve acontecer ao longo de todo o ano.

 

Duração:

O trabalho de formação dos professores deve acontecer durante o ano letivo, assim como a aplicação de atividades com as crianças.

 

Atividades:

Nas horas de trabalho coletivo dos professores estudar textos, vídeos, matérias de jornais, etc. se interando da situação dos índios e colhendo informações de sua contribuição na nossa cultura.

Junto com seus pares o corpo docente deve planejar atividades, tanto para serem desenvolvidas na sala de aula como de forma geral na escola, envolvendo toda comunidade escolar.

 

Avaliação:

A avaliação será positiva se esta impressão de que “não conhecemos os índios” entre o corpo docente parar de existir e, esses povos sejam lembrados dentro da escola no decorrer do ano, não somente em datas específicas.