Tarefa 6 – Curso EDH – Ana Carolina Rios de Siqueira
Função
DRE / Unidade Educacional
Butantã
Escola
Cei Yvone Lemos de Almeida Fraga
Temas a serem trabalhados:
Relações Étnico-Raciais; Relações de Gênero e Educação Inclusiva
Justificativa:
Diante das inúmeras situações de desigualdade vistas em nosso país e no mundo, se faz necessário abordar questões que envolvam o racismo, as relações entre as diferentes culturas e gêneros, os direitos humanos, inclusive quanto às crianças com deficiência, estabelecendo assim, o respeito para com nossos semelhantes, tanto na escola como fora dela.
A quem o trabalho se destina?
Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental
Finalidade:
Por meio deste trabalho, propor que os alunos desenvolvam um olhar crítico e que sejam capazes de indagar, analisar e lutar por seus direitos.
O professor terá o papel de mediar os diálogos e, durante a realização das propostas, utilizará diferentes fontes de pesquisa, especialmente os Cadernos do Respeitar.
Objetivos/Resultados esperados:
Permitir que os alunos reflitam sobre as questões que serão trabalhadas e consigam expressar suas opiniões e praticar a empatia pelo próximo.
Duração:
de 7 meses a 1 ano, onde as atividades serão realizadas 1 ou 2 vezes por mês, podendo envolver outras áreas do conhecimento, como História, Geografia, Língua Portuguesa…
Atividades:
Relações Étnico-Raciais/Relações de Gênero
- Pesquisa sobre as diferentes etnias, com enfoque nas culturas indígena e negra, onde conversaremos sobre suas características e contribuições para a sociedade;
- Visita ao Museu AfroBrasil, no Parque do Ibirapuera e Museu Xingu, na Casa Amarela;
- Visualização de vídeo do YouTube sobre o ato “Black Lives Matter” (https://youtu.be/4Vl4I0weXPU), com tradução da professora para o Português;
- Discussão sobre o ato “Black Lives Matter” (vidas negras importam) pelo mundo: por que se originou, seu objetivo, com levantamento de opiniões dos alunos;
- Visualização de vídeo do YouTube sobre enfrentamento do preconceito na escola (https://youtu.be/untNXveptVA);
- Elaboração individual de um breve relato escrito, onde os alunos descreverão situações de discriminação e preconceito observadas ou vivenciadas no dia-a-dia, sem que seja necessário que se identifiquem. Posterior debate sobre as situações colocadas e visão dos alunos sobre o tema;
Educação Inclusiva
- Visualização de vídeo do YouTube sobre acessibilidade (https://youtu.be/ZHt7OlVX-fk);
- Sensibilização com vídeo do YouTube – “As cores das flores”, sobre deficiência visual (https://youtu.be/s6NNOeiQpPM);
- Dinâmica de grupo onde, em duplas, um dos alunos ficará com os olhos vendados e, o outro, será seu “guia”, conduzindo-o pelo espaço a ser realizada a atividade. Após algum tempo, trocam-se as posições. Por fim, discutiremos sobre as impressões que tiveram sobre a vivência;
- Discussão sobre outros exemplos de deficiência e direitos humanos.
Observação:
As atividades poderão ser realizadas em diferentes ambientes da escola, tais como o pátio, quadra de esportes… Os vídeos poderão ser assistidos em sala de aula ou outro local apropriado.