Tarefa 6 – Curso EDH – Aline Martins dos Santos
Função
Professor de Educação Infantil
DRE / Unidade Educacional
Capela do Socorro
Escola
CEI Douglas Daniel do Nascimento
PLANO DE AULA
Tema: Meu Mundo Diverso e Cultural
Professora: Aline Martins dos Santos
Educação Infantil – CEI
Turma: MG II A
Duração: Uma semana
Justificativa
Vivemos em um mundo que está em constante transformação, a diversidade está a cada dia mais visível para as nossas crianças, como também presente na vida delas. Trabalhar este contexto oportuniza a criança vivenciar situações que de maneira prazerosa, o mesmo obtenha aprendizagem lúdica e significativa.
O tema justifica- se a necessidade de conscientizar as crianças de que vivemos em mundo amplo e cultural, onde não somos iguais uns aos outros, somos formadores de culturas e essa construção traz socialização, desenvolvimento, conhecimento, estruturas e entre outros contextos. Ao trabalhar diversidade a criança cresce compreendendo que necessitamos respeitar um ao outro em todos os aspectos, ter um olhar de aceitação de si e do outro.
As atividades visam utilizar diferentes linguagens (corporais, musical, plástica e oral) ajustadas as diferentes intenções e situações de comunicação de forma a compreender, expressando suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos, avançando no seu processo de construção de significados.
Objetivo Geral
Trabalhar com as crianças valores, sentimentos, imaginação, comunicação. Através das brincadeiras, reflexões e atribuir a eles o reconhecimento das diferenças, fazendo os assim ter esses momentos de vivências como registros de memórias, a fim de que eles possam repassar para as suas famílias suas aprendizagens.
Objetivo Específico
- Reproduzir obras de arte;
- Despertar a curiosidade e imaginação;
- Trabalhar a autoestima;
- Incentivar o respeito de si e do outro;
- Ouvir histórias;
- Ampliar as possibilidades de expressão e comunicação;
- Desenvolver a identidade pessoal;
- Incentivar a leitura e oralidade;
- Abordar sobre a diversidade familiar;
- Conscientizar os familiares sobre a importância do respeito a diversidade cultural.
Atividades Propostas
- Contação de histórias;
- Autorretrato;
- Atividades frente ao espelho;
- Rodas de conversas;
- Cantigas de roda;
- Jogos que incentivem o respeito ao próximo;
- Montagem de cartas;
- Entrevistas as famílias;
- Imagens de revistas.
Metodologia
Realização do processo didático através de vídeos, contação de histórias e momentos de vivências, isto é, atividades significativas e criativas, a fim de que ocorra o desenvolvimento contínuo com os meios proporcionados para assimilação, reflexão e aprendizagem.
Estratégia
A professora irá trabalhar com as crianças o tema diversidade após a retorno as aulas, antes de começar a falar com eles sobre o tema, ela perguntará na roda de conversa, como foi ficar em casa todos os dias, se gostaram, o que viram, o que fizeram. Após essa conversa ela pedirá para cada um desenhar sua família, com a pintura realizada solicitará que cada um fale o que significa o desenho, quem são as pessoas que estão nela. A educadora irá escrever no desenho de cada um o que eles disseram sobre sua família, anotar detalhe por detalhe para assim dar continuidade a proposta de atividade.
Depois de ter realizado as anotações a professora irá falar para cada criança os aspectos relevantes sobre o que cada um disse, isto é, o essencial para enfatizar e falar sobre o respeito e a valorização da cultura do outro. Os desenhos serão colados no cartaz “meu mundo diverso e cultural”.
Em continuação no seguimento das atividades será lido para eles, em dias diferentes, o livro da família de Todd Parr e Cada um com seu jeito, cada jeito é de um de Lucimar Rosa Dias, livros que abordam aceitação e diferentes formações familiares. Após as leituras a educadora irá trabalhar o autorretrato, brincadeiras frente ao espelho, entrevista com as famílias através de envio de imagens de revistas com pessoas diferentes e famílias, e respostas de perguntas. Realização de jogos em que a criança perceba a importância de respeito, veja que ela tem sua cor, seu tipo de cabelo, altura, largura, atitudes, uma cultura e entenda que nós seres humanos vivemos em uma sociedade mista, temos o direito de exigir respeito como também olhar o outro de maneira a não querer feri-lo, desrespeita-lo, porque não tem a mesma cultura, mesmos conceitos.
Para finalizar a semana da atividade “Meu mundo diverso e cultural” será elaborado um portifólio com os registros das atividades, elaboração de cartaz com as atividades para conscientização e registro de memória.
Avaliação
A professora irá avaliar como está sendo a reciprocidade das crianças e famílias quanto as atividades propostas. Será também analisado por dia se algo necessita ser mudado, se o seguimento das atividades estará de acordo com a proposta ou é necessário fazer alguma intervenção.
OBSERVAÇÃO: Não foi possível anexar PDF da história “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um” de Lucimar Rosa Dias o site não permite
Imagem para ser trabalhado em roda de Conversa
PDF do livro para contação de História