Tarefa 6 – Curso EDH – Alexandra Alexandre da Silva

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

Alexandra Alexandre da Silva

Função

Professor de Ensino Fundamental II e Médio

DRE / Unidade Educacional

Jaçanã / Tremembé

Escola

EMEF Hipólito José da Costa

Relação família escola

 

A escola tem a função social de inserir a comunidade no seu espaço, ou seja fazer uma ligação e a fusão de quem já está dentro dela, como todo o corpo de funcionários, professores, gestores e todos os envolvidos no seu funcionamento e na sua existência como espaço acolhedor, e os estudantes e suas famílias, bem como outros atores da comunidade.

Estamos vivendo um período da história por conta da pandemia do COVID-19 em que houve um distanciamento físico que assolou todas as partes envolvidas em todo o espaço da escola, esse distanciamento e todas as circunstâncias e consequências da pandemia trouxeram muitas questões delicadas que a princípio enfraqueceram essa relação que deve haver entre comunidade e escola, primeiramente por afastar parte dos envolvidos nessa relação, e depois por aflorar tantas questões delicadas que surgiram diante de tantas dificuldades enfrentadas por todos os envolvidos nesse momento da história.

Será necessário um trabalho intenso, muito bem pensado e planejado, a princípio pelos envolvidos na unidade escolar, para posteriormente fazer um acolhimento e um trabalho para receber a comunidade de volta no dia a dia da escola, e fortalecer essa relação tão importante para todos e que estará necessitada de cuidados e aprimoramentos.

O trabalho a ser desenvolvido nesse projeto se destina a todas as equipes que trabalham na unidade escolar, como uma forma de prepará-los e preparar a escola para receber essa comunidade no momento adequado do retorno às aulas.

O trabalho tem a finalidade de preparar a toda a equipe da escola para o retorno às aulas, dar a estes subsídios e preparo para receber e acolher da melhor forma toda a comunidade, bem como se ver seguro e preparado também para o seu próprio retorno, para os que estão em trabalho remoto, e assim possibilitar e enfatizar um reforço na relação entre a escola e a família, e promover um retorno positivo a todos os envolvidos.

O projeto tem como objetivo fortalecer, solidificar e propiciar uma relação família escola saudável, real e que venha a ajudar e propiciar as relações pertencentes a todos o envolvidos na escola.

Espera-se que esse projeto traga uma luz à escola e suas equipes, a fim de prepará-los para o retorno das aulas, e consequentemente que haja o fortalecimento da relação entre todos visando sempre a qualidade da escola, e o benefício a todos os envolvidos.

A duração do projeto será de um mês, iniciando-se com a preparação, organização e formação das equipes da escola, e se estendendo posteriormente à comunidade.

O projeto se iniciará com uma sequência de reuniões para acolhimento, formações e preparo com as equipes da escola, visto que estes precisam também de um momento de retomada das atividades, uma reinserção no espaço diante das novas orientações e reestruturação do trabalho. Essas reuniões serão compostas por palestras, rodas de conversas, planejamento e organização do trabalho a ser desenvolvido. Serão abordados temas como Saúde Física e Psicológica, Desafios do retorno, Cuidados Pós Pandemia, Reestruturação de espaços e organização das aulas, Escuta às famílias, Estreitamento de Vínculos, Organização do trabalho prático no retorno.

Nas palestras a intenção é trazer profissionais para abordar os temas, haver um momento de discussão e conversa, a fim de aprofundar e enriquecer o momento.

Nas reuniões e momentos de planejamento a intenção e trazer os temas através de vídeos e textos, e fazer uma ligação com a organização do trabalho na prática, a fim de criar estratégias e pensar em possibilidades de ações positivas e ricas para o retorno às aulas e para um aprimoramento e fortalecimento da relação entre todos os envolvidos na escola e família.

Após todo esse acolhimento, formação e preparo das equipes será planejado e organizado um momento de acolhimento às famílias, um evento para recebê-los, inseri-los e mostrar a estes que a escola também são eles, e que sem eles não existiria. A intenção é fazer esse evento com música, mensagens de incentivo e acolhida, momentos de escuta, e dar continuidade a essa acolhida nas aulas e momentos posteriores.

Em seguida continuar o trabalho e colocar em prática temas abordados nas formações das equipes, a fim de também tratar dos assuntos com as famílias, nas aulas, em reuniões com as famílias e em projetos.

A avaliação do projeto se dará através de rodas de conversas entre as equipes da escola e entre a escola e as famílias, a fim de estreitar os vínculos, buscando discutir as práticas, pensando na efetividade das mesmas a fim de se necessário reestruturá-las e ou repensá-las.

É importante que haja um diálogo rico entre todas as partes envolvidas no projeto, que seja levado em conta os aspectos envolvidos nesse momento atual, valorizadas as opiniões e enfatizada a importância do papel de cada um, buscando o apoio de uns para com os outros.