Tarefa 6 – Curso EDH – Adriana saraiva da silva

Data

3 de agosto de 2020

Cursista

Adriana saraiva da silva

Função

Professora

DRE / Unidade Educacional

São Mateus

Escola

Emef jardim das laranjeiras

E D H – DESAFIOS DO CONTEXTO ATUAL

NOME:ADRIANA SARAIVA DA SILVA

Tema: TODOS SOMOS IGUAIS

Justificativa:

Escolhi esse tema com base na Diretrizes Curriculares (2010, pg. 20) onde diz que é dever da escola fazer “[…] apropriação pelas crianças das contribuições histórico-culturais dos povos indígenas, afrodescendentes, asiáticos, europeus e de outros países da América. Como também na lei 10.639/03 O ensino da história e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino.

Desta forma, com base na lei sentimos que nossa responsabilidade aumenta, mas também cresce a satisfação de perceber que estamos preparando o educando para a cidadania consciente e livre de preconceitos.

Discutir a questão racial e da diversidade étnico-racial dentro da escola e em nossa sociedade é de suma importância para alcançarmos a igualdade racial e social, visto que ainda enfrentamos o preconceito e o racismo em nosso país, mesmo que velado em alguns momentos, ele existe e precisamos combater esse mal com discussões, com ideias, com ações fundamentadas.

Com a diversidade temos que oportunizar os diferentes níveis de aprendizagem, pois a experiência de troca com o outro se torna importante no nosso cotidiano, integrando em diversas situações.

A conscientização é importante e necessária dentro e fora da unidade escolar para que as gerações futuras elaborem mais leis para promover a igualdade entre todos.

A quem:

Educandos do 4º ano e 5º do Ensino Fundamental I,

Pais e responsáveis,

Comunidade escolar,

Profissionais da equipe de apoio e apoio operacional,

Docentes.

Finalidade: 

A intenção deste trabalho é promover atitudes de compreensão para com a diversidade étnico-racial, identificando a importância do negro (a) e do indígena na formação da sociedade brasileira, respeitando suas as expressões culturais por meio de personagens das diferentes etnias que protagonizaram e protagonizam histórias diversas.

Por fim promovendo atitudes de respeito e cidadania para com a diversidade étnica.

Objetivos:

-Promover uma prática pedagógica articulada aos princípios de dignidade humana e saúde plena, capaz de favorecer um ensino transformador;

– Fomentar a formação de um discente crítico, mas um estudante passivo e complacente com as diferenças sociais, políticas e econômicas;

– Propiciar condições eficientes de produção e reelaboração do conhecimento histórico acumulado pela humanidade, o alunado se conscientizará do seu papel enquanto sujeito detentor de direitos e deveres;

– Criar possibilidades para que o tema seja aprofundado no que diz respeito à forma pela qual o professor introduzirá a proposta na aula, seja por meio de projetos ou articulações com os pais durante os momentos em que haja convívio com os filhos em casa;

– Adquirir consciência de que o atendimento escolar oferecido na rede regular de ensino não seja mais uma alternativa impossível, mas se torne alternativa necessária para adquirir um processo de desenvolvimento e aprendizagem mais sustentável;

– Tornar-se um agente de mudanças no contexto em que vive.

Duração:

De 4 a 5 semanas

Atividades:

1ª semana

1-Teatro de fantoches, neste teatro de fantoches serão abordadas histórias infantis que ajudam as crianças compreenderem que apesar das nossas características serem diferentes todos nós pertencemos a uma única Raça que é a raça humana, serão abordadas histórias que valorizem as etnias.

2- Contação da história:  Cabelo de Lelê; Minha mãe é negra sim; Poema de Vinícius de Moraes- As borboletas; Que cor é a minha cor.

3- Roda de conversa e discussão oral das histórias e contextualização com seu auto- retrato.

2ª semana

4- Vídeos sobre o índio e o negro no Brasil- contribuição na formação do povo brasileiro;Vista minha pele

Links:

5- Pesquisa de personagens negros que lutaram e lutam pelos seus direitos;

3ª semana

6-Produção e divulgação de personagens históricos que fizeram e fazem diferença na formação da sociedade brasileira, pessoas que superaram diversas dificuldades mais não desistiram.

7-Brincadeiras dirigidas/ faz de conta – cantigas de roda, de obstáculos, cordas, pneus, bolas, amarelinha, jogos competitivos: mancala, onça e go, gincana, etc.

4ª semana

8-Confecção de brinquedos com sucatas.

5ª semana

7- Exposição de suas pesquisas , confecções dos brinquedos e produções.

8- Dramatizações e ou desfile para público mostrando a beleza de seus cabelos, valorizando os penteados afros .

Avaliação

A avaliação será pelo acompanhamento, observação, participação das atividades, interação, orientação aos afazeres e no esclarecimento de dúvidas, respeitando os momentos e os limites de cada criança para que esse projeto seja prazeroso.