Tarefa 6 – Curso EDH – Adriana de Almeida Moraes

Data

4 de agosto de 2020

Cursista

Adriana de Almeida Moraes

Função

Professorde Educação Infantil e Ensino Fundamental I

DRE / Unidade Educacional

Itaquera

Escola

CEU EMEI FORMOSA

TAREFA DO CURSO EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

OS DESAFIOS DO CONTEXTO ATUAL

CURSISTA: ADRIANA DE ALMEIDA MORAES

TEMA: RELAÇÕES ÉTNICOS RACIAIS

JUSTIFICATIVA: É preciso romper com os padrões que nosso país foi construido e se constitui com base na cultura branca colonial, desconsiderando as demais culturas presentes na sociedade brasileira. Na escola e no currículo essa visão ainda é muito presente, justificando assim a importância de explorar essa tema tão importante e necessário para uma educação em direitos humanos considerando e valorizando todas as etnias e raças presentes dentro da escola e na sociedade atual.

PARA QUEM SE DESTINA? Destina-se ao grupo de professores, gestores e demais funcionários da escola considerando que todos são educadores.

FINALIDADE: A intenção é promover uma sequência de propostas formativas para que haja reflexão, conscientização, informação e conhecimento sobre o tema selecionado provocando debates e diálogos acerca dos conceitos e princípios, refletindo nas relações e comportamentos entre crianças e adultos.

OBJETIVOS: Desconstruir e romper com currículos, conceitos e comportamentos centralizados no colonialismo, combater privilégios da branquitude, estabelecer relações de respeito, igualdade, justiça e equidade a todos, sem favorecimentos, sem privilégios, combater preconceitos e racismo com base nas relações de respeito mútuo.

DURAÇÃO: Um mês considerando que nossa formação acontece duas vezes por semana, a realização da tarefa se dará no retorno das aulas e dos estudos de formações presencias.

AVALIAÇÃO: Avaliar durante o processo a assimilação dos participantes, o envolvimento, observar comportamentos e atitudes, e se necessário fazer as devidas intervenções.

 

TAREFA NA UNIDADE ESCOLAR CEU EMEI FORMOSA

1º Apresentar a palestra da professora Luciana Alves que foi apresentada nesse curso para que o grupo de participantes tenha conhecimento e informações sobre o tema.

2º Após assistir a palestra, promover uma roda de conversa para escutar cada participante, para que haja diálogo, reflexão e compreensão dos conceitos,princípios e valores da EDH, e sobre as relações étnicas raciais,e saber se alguém já sofreu algum tipo de discriminação, preconceito ou desvantagem por conta da sua raça ou etnia dentro da nossa unidade escolar.

3º Estudar o caderno do respeitar é preciso que foi enviando para a escola sobre esse tema.

4° Apresentar o vídeo educativo “Vista a minha pele” (Joel Zito Araújo & Dandara –BRA/2004) vídeo publicado pelo grupo hugoc3 no youtube reservado todos os créditos e direitos autorais aos produtores.

Link do vídeo https://youtu.be/LWBodKwuHCM

Após o vídeo, refletir e analisar com o grupo o quanto o contrário do que foi apresentado no vídeo acontece nas escolas, na sociedade, nas relações étnicas raciais promovendo privilégios da branquitude e exclusão de outras raças e etnias. Jamais queremos trocar o privilégio de uma raça por outra, jamais, o que buscamos e deve ter nas escolas e na sociedade é a igualdade de direitos, de oportunidades, de representatividade, de equidade, de inclusão e valorização de todos os povos, raças e etnias, inclusão dos negros, índios, bolivianos, africanos etc, e não apenas um mundo que privilegia e valoriza somente os brancos. Não desejamos que negros tenham privilégios sobre brancos, que negros odeiem brancos… jamais isso pode acontecer, seria trocar um racismo por outro, a luta da educação deve ser por igualdade racial e respeito mútuo entre todos os seres humanos independente de sua raça, etnia, crença, classe social etc. Combatendo a desigualdade racial, o racismo, o preconceito e discriminação.

5º Solicitar ao grupo de professores, gestores e demais funcionários para fazer um mapeamento para descobrir todas as etnias e raças presente na nossa unidade escolar incluindo crianças, familiares e funcionários, após obtenção dos dados, planejar atividades, eventos, ações, exposições, mostras culturais que tenham representações de todas as etnias e raças presentes na nossa escola. Convidar todos da comunidade escolar para planejar essas ações, principalmente as crianças da nossa unidade de educação infantil, após elas terem realizado uma sequencia de atividades e experiências sobre o mesmo tema.

6º Com base nos estudos, informações, diálogos, estabelecer com a comunidade escolar o compromisso com uma educação antirracista com base no respeito mútuo e na cultura de paz entre as relações humanas que valorize e respeite todas as etnias raciais que constitui nossa escola e nossa sociedade, promovendo de fato uma educação em direitos humanos no contexto atual que vivemos.

   DIFERENÇA ENTRE RAÇA E ETNIA:

Esses dois conceitos (raça e etnia) são confundidos inúmeras vezes, mas existem diferenças sutis entre ambos: raça engloba características fenotípicas, como a cor da pele, e etnia também compreende fatores culturais, como a nacionalidade, afiliação tribal, religião, língua e as tradições de um determinado grupo.

Raça versus etnia: diferenciar para melhor aplicar – SciELO

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