Tarefa 6 – Curso EDH – Adecy Dias Lauermann dos Santos
Função
PEI
DRE / Unidade Educacional
Ipiranga
Escola
Cei jd. Camargo velho
- Acompanhando todas as leituras e vídeo e lives do curso EDH, pode se concluir que a escola precisa promover o entendimento, a compreensão e a amizade em relação família/crianças/escola.
Nessa perspectiva nos dá o direito de respeitar e ser respeitado. Baseado nessa dinâmica é fundamental a defesa da dignidade humana.
Na educação infantil que é a área em que atuo priorizo trabalhar vivências em que as crianças desde cedo seja estimuladas a praticar o respeito pelos outros.
Conduzir a turma a construir sua identidade pessoal e saber respeitar as diversidades existentes em nossa sociedade se torna um desafio que os docentes devem criar estratégias para que esse âmbito de conhecimento se faz necessário. Estabelecer atividades que promove e integre o aluno a respeitar as diferenças de gênero, raça, religião e cultura precisa fazer parte do planejamento pedagógico para que o aluno sinta como parte integrante do seu contexto histórico.
As atividades que costumo proporcionar às minhas práticas são: leituras voltadas para o tema, desenho livre , rodas de conversa, músicas, teatro, brincadeiras, história contada com o uso de fantoches, fotos e vídeos com o tema discutido.
Também procuro desenvolver projetos abordando família/escola/amigos, tudo de uma forma interdisciplinar. Os objetivos para que isso aconteça são vários pontos que considero importantes.
Alguns deles são – reconhecer valores como amor, igualdade, ética, cidadania, solidariedade, empatia entre outros fatores que considero como respeito ao próximo.