Tarefa 6 – Curso EDH – Adecy Dias Lauermann dos Santos

Data

5 de agosto de 2020

Cursista

Adecy Dias Lauermann dos Santos

Função

PEI

DRE / Unidade Educacional

Ipiranga

Escola

Cei jd. Camargo velho

Adecy Dias Lauermann dos Santos – [email protected]

NOME: ADECY DIAS LAUERMANN DOS SANTOS  RF: 8159246

 TAREFA DO CURSO EDH

 

TEMA:  DIVERSIDADE CULTURAL E AFRO- BRASILEIRA

 

 ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS 

  • CONFECÇÃO DA BONECA DE PANO ABAYOMI 

ESSA BONECA , SIMBOLO DE RESISTÊNCIA, FICARAM CONHECIDA COMO ABAYOMI, TERMO SIGNIFICA “ENCONTRO PRECIOSO”, QUE BUSCA O FORTALECIMENTO E O RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA E AINDA PERMITE AOS BEBÊS, CRIANÇAS CONSTRUIR SEU PRÓPRIO OBJETO ESTIMULANDO  A FANTASIA.

 

 

  • MÚSICA AFRICANA SI MAMA KAA ( MEXENDO O CORPO)

A MÚSICA REPRESENTA UMA IMPORTANTE FONTE DE ESTÍMULOS , EQUILIBRIO E FELICIDADE PARA OS BEBÊS E CRIANÇAS, QUE SE TORNA  BRINCANTE, DIVERTIDA, E  ENVOLVENTE, QUE VEM DO CONTINENTE AFRICANO.

 

 

  • CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

ESSA É UMA HISTÓRIA BASTANTE CONHECIDA, UMA LEITURA DE LINGUAGEM INFANTIL E DELICADA, QUE DESENVOLVE UMA REFLEXÃO  A DIVERSIDADE, O RESPEITO MÚTUO, AS DIFERENÇAS E A AUTOESTIMA.

 

 

  • VÍDEO DE REFLEXÃO : UBUNTU- EU SOU O QUE SOU PELO QUE

NÓS SOMOS

NESSE VÍDEO MOSTRA QUE NAS INTERAÇÕES E NOS DIVERSOS MOMENTOS FAVORECE A CONSTRUÇÃO DA PERSONALIDADE, CONTATO COM REPRESENTAÇÕES CULTURAIS E CONVÍVIO COM O MEIO QUE O CERCA.

 

JUSTIFICATIVA: CONHECER AS SUAS TRADIÇÕES E OS SEUS MODOS DE VIDA , A SUA MÚSICA E SUAS HISTÓRIAS NÃO APENAS PARA CONTRIBUIR PARA A INSERÇÃO DE BEBÊS E CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS, COMO TAMBÉM PARA AMPLIAR A TODAS AS CRIANÇAS  POSSIBILIDADES DE EXPRESSÃO POR MEIO DE DIFERENTES LINGUAGENS E RESPEITO ENTRE TODOS.

 

INTENCIONALIDADE DO TEMA

 ESSE  TEMA QUE ESCOLHI CONSIDERO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA E RESPEITO . A EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE CULTURAL E AFRO-BRASILEIRO NOS TRAZ INFLUENCIAS E MARCAS DE UM POVO CHEIO DE SABEDORIA E  RIQUEZAS EM NOSSAS VIDAS E EM NOSSA SOCIEDADE QUE DEVE SER CONSIDERADA E DESTINADA TAMBÉM ÀS CRIANÇAS MENORES.

JÁ DESENVOLVI ESSA SEQUÊNCIA  DE ATIVIDADES COM CRIANÇAS MAIORES, MAIS COM A PARTICIPAÇÃO DAS LIVES E LEITURAS DO CURSO EDUCAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS (EDH) FIZ UMA REFLEXÃO DE QUE TEMOS QUE INSERIR AS CRIANÇAS E BEBÊS DENTRO DESSA PROPOSTA. A RELAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO CONVÍVIO ESCOLAR PROMOVE O RESPEITO E VALORES MÚTUOS ENTRE AS PESSOAS.

 NOS DIAS ATUAIS É PRECISO DESPERTAR EM NOSSAS CRIANÇAS  O DIREITO DE INCLUIR A TODOS   EM SUAS DIFERENTES ESFERAS SEJA GÊNERO, SEXUALIDADE, RAÇA, ÉTNICA OU CLASSE SOCIAL.

DENTRO DESSA PERPECTIVA ACRESCENTARIA O TRABALHO PEDAGÓGICO QUESTÕES SOCIAIS NOS DIFERENTES ESPAÇOS COM A INTENCIONALIDAE DE RESPEITAR E SER RESPEITADO DENTRO DO CONTEXTO SOCIAL EM QUE NÓS VIVEMOS.

AS CRIANÇAS E BEBÊS SE RECONHECEM ATRAVÉS DA MÚSICA, BRINCADEIRAS E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA SUAS IDENTIDADES  COMPREENDENDO  A  DIVERSIDADE CULTURAIS E SOCIAIS BEM COMO OS VALORES E OS DIREITOS HUMANOS EM SUAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA.

PÚBLICO: EDUCAÇÃO INFANTIL

DURAÇÃO: 1 À 2 SEMANAS

 

OBJETIVOS: VALORIZAR E CONHECER A CULTURA AFRO- BRASILEIRA  ATRAVÉS DE MÚSICAS , BRINCADEIRAS E CONTOS;

MANIFESTAR INTERESSE E RESPEITO POR DIFERENTES CULTURAS E MODOS DE VIDA;

DEMOSTRAR EMPATIA PELOS OUTROS VALORIZANDO E RESPEITANDO –OS.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

 MINHAS CONSIDERAÇÕES FINAIS OBTIDAS ATRAVÉS DO CURSO EDH, AMPLIOU MEU HORIZONTE DE INTENCIONALIDADES. AS ATIVIDADES  QUE ANTES EU CONSIDERAVA IMPORTANTES PARA SEREM DESENVOLVIDAS PARA AS CRIANÇAS MAIORES, HOJE VEJO QUE É A PARTIR DOS PEQUENOS QUE SE DEVE OFERECER PROPOSTAS QUE ATENDAM TAMBÉM A EDUCAÇÃO INFANTIL COM A INTENÇÃO DE ESTABELECER IGUALDADE, DIREITOS, VALORES E RESPEITO ÀS DIFERENÇAS DE ACORDO COM O QUE APRENDI DURANTE A PARTICIPAÇÃO DO CURSO.