Tarefa 6 – Curso EDH – Adecy Dias Lauermann dos Santos
Função
PEI
DRE / Unidade Educacional
Ipiranga
Escola
Cei jd. Camargo velho
Adecy Dias Lauermann dos Santos – [email protected]
NOME: ADECY DIAS LAUERMANN DOS SANTOS RF: 8159246
TAREFA DO CURSO EDH
TEMA: DIVERSIDADE CULTURAL E AFRO- BRASILEIRA
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
- CONFECÇÃO DA BONECA DE PANO ABAYOMI
ESSA BONECA , SIMBOLO DE RESISTÊNCIA, FICARAM CONHECIDA COMO ABAYOMI, TERMO SIGNIFICA “ENCONTRO PRECIOSO”, QUE BUSCA O FORTALECIMENTO E O RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA E AINDA PERMITE AOS BEBÊS, CRIANÇAS CONSTRUIR SEU PRÓPRIO OBJETO ESTIMULANDO A FANTASIA.
- MÚSICA AFRICANA SI MAMA KAA ( MEXENDO O CORPO)
A MÚSICA REPRESENTA UMA IMPORTANTE FONTE DE ESTÍMULOS , EQUILIBRIO E FELICIDADE PARA OS BEBÊS E CRIANÇAS, QUE SE TORNA BRINCANTE, DIVERTIDA, E ENVOLVENTE, QUE VEM DO CONTINENTE AFRICANO.
- CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
ESSA É UMA HISTÓRIA BASTANTE CONHECIDA, UMA LEITURA DE LINGUAGEM INFANTIL E DELICADA, QUE DESENVOLVE UMA REFLEXÃO A DIVERSIDADE, O RESPEITO MÚTUO, AS DIFERENÇAS E A AUTOESTIMA.
- VÍDEO DE REFLEXÃO : UBUNTU- EU SOU O QUE SOU PELO QUE
NÓS SOMOS
NESSE VÍDEO MOSTRA QUE NAS INTERAÇÕES E NOS DIVERSOS MOMENTOS FAVORECE A CONSTRUÇÃO DA PERSONALIDADE, CONTATO COM REPRESENTAÇÕES CULTURAIS E CONVÍVIO COM O MEIO QUE O CERCA.
JUSTIFICATIVA: CONHECER AS SUAS TRADIÇÕES E OS SEUS MODOS DE VIDA , A SUA MÚSICA E SUAS HISTÓRIAS NÃO APENAS PARA CONTRIBUIR PARA A INSERÇÃO DE BEBÊS E CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS, COMO TAMBÉM PARA AMPLIAR A TODAS AS CRIANÇAS POSSIBILIDADES DE EXPRESSÃO POR MEIO DE DIFERENTES LINGUAGENS E RESPEITO ENTRE TODOS.
INTENCIONALIDADE DO TEMA
ESSE TEMA QUE ESCOLHI CONSIDERO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA E RESPEITO . A EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE CULTURAL E AFRO-BRASILEIRO NOS TRAZ INFLUENCIAS E MARCAS DE UM POVO CHEIO DE SABEDORIA E RIQUEZAS EM NOSSAS VIDAS E EM NOSSA SOCIEDADE QUE DEVE SER CONSIDERADA E DESTINADA TAMBÉM ÀS CRIANÇAS MENORES.
JÁ DESENVOLVI ESSA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES COM CRIANÇAS MAIORES, MAIS COM A PARTICIPAÇÃO DAS LIVES E LEITURAS DO CURSO EDUCAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS (EDH) FIZ UMA REFLEXÃO DE QUE TEMOS QUE INSERIR AS CRIANÇAS E BEBÊS DENTRO DESSA PROPOSTA. A RELAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO CONVÍVIO ESCOLAR PROMOVE O RESPEITO E VALORES MÚTUOS ENTRE AS PESSOAS.
NOS DIAS ATUAIS É PRECISO DESPERTAR EM NOSSAS CRIANÇAS O DIREITO DE INCLUIR A TODOS EM SUAS DIFERENTES ESFERAS SEJA GÊNERO, SEXUALIDADE, RAÇA, ÉTNICA OU CLASSE SOCIAL.
DENTRO DESSA PERPECTIVA ACRESCENTARIA O TRABALHO PEDAGÓGICO QUESTÕES SOCIAIS NOS DIFERENTES ESPAÇOS COM A INTENCIONALIDAE DE RESPEITAR E SER RESPEITADO DENTRO DO CONTEXTO SOCIAL EM QUE NÓS VIVEMOS.
AS CRIANÇAS E BEBÊS SE RECONHECEM ATRAVÉS DA MÚSICA, BRINCADEIRAS E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA SUAS IDENTIDADES COMPREENDENDO A DIVERSIDADE CULTURAIS E SOCIAIS BEM COMO OS VALORES E OS DIREITOS HUMANOS EM SUAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA.
PÚBLICO: EDUCAÇÃO INFANTIL
DURAÇÃO: 1 À 2 SEMANAS
OBJETIVOS: VALORIZAR E CONHECER A CULTURA AFRO- BRASILEIRA ATRAVÉS DE MÚSICAS , BRINCADEIRAS E CONTOS;
MANIFESTAR INTERESSE E RESPEITO POR DIFERENTES CULTURAS E MODOS DE VIDA;
DEMOSTRAR EMPATIA PELOS OUTROS VALORIZANDO E RESPEITANDO –OS.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
MINHAS CONSIDERAÇÕES FINAIS OBTIDAS ATRAVÉS DO CURSO EDH, AMPLIOU MEU HORIZONTE DE INTENCIONALIDADES. AS ATIVIDADES QUE ANTES EU CONSIDERAVA IMPORTANTES PARA SEREM DESENVOLVIDAS PARA AS CRIANÇAS MAIORES, HOJE VEJO QUE É A PARTIR DOS PEQUENOS QUE SE DEVE OFERECER PROPOSTAS QUE ATENDAM TAMBÉM A EDUCAÇÃO INFANTIL COM A INTENÇÃO DE ESTABELECER IGUALDADE, DIREITOS, VALORES E RESPEITO ÀS DIFERENÇAS DE ACORDO COM O QUE APRENDI DURANTE A PARTICIPAÇÃO DO CURSO.