Tarefa 6 – Curso EDH – adauto rodrigues de almeida junior

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

adauto rodrigues de almeida junior

Função

assistente de diretor de escola

DRE / Unidade Educacional

Capela do Socorro

Escola

emef ulysses da silveira guimaraes

Cursista: Adauto Rodrigues de Almeida Júnior

Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Geografia

 

Tarefa – Curso EDH Desafios do contexto atual

1.1 – TEMA

Preconceito Racial e Desigualdade Social

1.2 – Justificativa

No Brasil o preconceito racial aliado a desigualdade social é característica marcante em nossa sociedade e mesmo vivendo em um mundo cada vez mais plural e globalizado temos um paradoxo, pois a integração promovida pelo meio técnico científico informacional em vez de diminuir as diferenças, trouxe à tona ainda mais preconceito e fatos veiculados recentemente a mídia, como o assassinato de George Floyd demonstram que a desigualdade e o preconceito estão no mundo todo e cabe a nós educadores mostrarmos que todas as vidas humanas importam e que a desigualdade social é uma característica do sistema econômico em que nossa sociedade está baseada e que cabe a cada um como cidadão consciente  ciente de seus deveres olhar e respeitar o outro como um ser humano em sua plenitude, independente de etnia, crença ou posição social e tentar demonstrar o quanto a desigualdade colabora para este círculo vicioso.

2- A quem o trabalho se destina:

Alunos do 9 ° ano do Ensino Fundamental

3- Finalidade – Qual a sua intenção, o que você deseja promover com este seu trabalho educativo

A intenção é promover o respeito e valorização do ser humano, independente de etnia, que os estudantes possam visualizar que a desigualdade social implica diretamente nas escolhas, ou falta de opções na vida de alguns.

4- Objetivos/Resultados esperados

Espero maior respeito entre os estudantes, que não exista mais em nossa unidade preconceitos relativos a etnias e que entendam que a desigualdade e fruto do sistema econômico que estamos inseridos e não uma opção pessoal e que, em um futuro próximo cada membro da comunidade escolar seja um multiplicador desta cultura de respeito e paz.

4.1- Duração

Em torno de 6 aulas, sendo 3 aulas na primeira semana e 3 aulas na segunda semana.

5- Atividades que comporão a sequência

Aula 1: Introdução ao tema desigualdade social e aferição sobre o que os alunos conhecem sobre a história de George Floyd e suas opiniões sobre os fatos – Será feito um registro das opiniões dos alunos.

Aula 2:  Contextualização do racismo nos E.U.A – Exibição de Trechos do Filme Mississipi em Chamas.

Aula 3: Debate sobre o filme com perguntas direcionadas para iniciar o debate como: A situação com relação ao racismo nos E.U.A mudou da época em que o filme se passa até hoje? No geral como é a situação econômica dos negros dos E.U.A hoje e na época do filme? Foi verificada alguma mudança? Será que o tratamento dado a George Floyd seria o mesmo se ele fosse de outra etnia? Existem casos parecidos no Brasil? Será feito o registro das falas dos alunos.

Aula 4: Exibição do Filme: Última Parada 174.

Aula 5: Exibição do Filme: Última Parada 174.

Aula 6: Debate sobre o Filme Última Parada 174. Perguntas direcionadas para iniciar o debate como: O Protagonista sempre viveu a margem da sociedade, será que ele teve escolhas? A situação precária em que ele vivia influenciou em suas escolhas? Foi correto o que fizeram com ele na viatura? Se ele fosse de outra etnia ou isso ocorresse em um bairro de classe alta teria o mesmo desfecho? Essa situação é parecida com a que George Floyd sofreu nos E.U.A? O que essas situações têm em comum?

6- Avaliação

A avaliação se dará através do registro dos relatos dos alunos nas diversas aulas e auto avaliação.