5. ENCONTROS: ESPAÇOS E TEMPOS
Para esse projeto acontecer, é necessário dedicar-lhe tempos e espaços, como as atividades formativas apresentadas a seguir.
Encontros do grupo dos mobilizadores: Durante todo o trabalho, mantém-se uma sistemática de encontros com os mobilizadores e gestores, ação coordenada por educadores do Vlado Educação com o objetivo de orientar o trabalho e promover a troca de experiências entre as escolas. Os gestores (diretores e coordenadores pedagógicos) também são convidados para esses encontros, e sua participação tem um impacto bastante positivo no desenvolvimento do Projeto na escola.
Encontros dos grupos/coletivo na escola: É na escola que o Projeto se desenvolve de verdade, por meio de análises e de reflexões compartilhadas das situações vivenciadas, do levantamento das questões prioritárias, da identificação das potencialidades de ação e da busca dos melhores encaminhamentos. É possível realizá-las nos horários de Jeif, PEA, reuniões do Conselho e outros, assim como criar momentos específicos, de acordo com a realidade de cada escola. Qualquer que seja a opção, o fundamental é que haja sistematicidade, que essa organização possibilite o desenvolvimento processual do Projeto, uma vez que cada etapa cria as condições para a realização da etapa seguinte e as atividades se articulam entre si.
Assim, as escolas precisam criar grupos que envolvam os integrantes de toda a comunidade escolar. Esses grupos funcionam como espaços para os quais as questões vividas na escola e pela escola sejam trazidas para que sejam submetidas à reflexão conjunta e à tomada de decisões, sempre que necessário. Podem surgir demandas de encontros de grupos por função, (por exemplo, professores e profissionais de apoio) para amadurecer e discutir questões específicas, mas é sempre importante lembrar de fazer a integração com o grupo que representa toda a comunidade escolar.
Encontro para assessoria local do Vlado Educação: Para garantir sustentação ao Projeto e apoiar mudanças importantes nas práticas estabelecidas, é fundamental haver uma interlocução externa que ajude a ampliar o olhar e entender questões, tomar decisões, garantindo um forte elo de sentido entre o processo de formação e o contexto de atuação. Os educadores do Vlado Educação fazem o acompanhamento das especificidades do Projeto em cada escola.
Encontros de interlocução com os técnicos das DRES: Estão previstos encontros entre o formador do Vlado Educação e os técnicos de cada DRE envolvida no Projeto para análise do andamento do Projeto nas escolas, esclarecimentos, troca de informações e sugestões sobre eventuais ajustes e/ou ampliação das ações.
Periodicidade sugerida para as ações formativas

* A escola define a sistemática de suas atividades, quando e como se organizam, considerando a possibilidade de participação, os horários e a configuração dos grupos.
Etapa 1. Respeito e Direitos Humanos
1. Café com Respeito: começando juntos
2. Direitos Humanos: do que estamos falando?
4. Educação em Direitos Humanos
Etapa 2. Um pacto pelos Direitos Humanos
1. Mapa dos sonhos para a escola
3. Fazendo valer as experiências anteriores
Etapa 3. Mapeamento: um olhar cuidadoso para a escola
1. Navegar pela escola: sensibilização
2. O mapeamento: identificando problemas e potencialidades
Orientações para a Educação Infantil
I. Educação em Direitos Humanos na Educação Infantil
II. Educação em Direitos Humanos nos Centros de Educação Infantil
III. Educação em Direitos Humanos nas Escolas Municipais de Educação Infantil
Orientações para o Ensino Fundamental
I. Educação em Direitos Humanos no Ensino Fundamental
II. Educação em Direitos Humanos no Ciclo de Alfabetização