3. PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
A Educação em Direitos Humanos pressupõe um processo de formação que promova reflexão sobre as próprias experiências vividas na escola, com a intenção de garantir aos alunos vivências respeitosas.
O Projeto Respeitar é Preciso! parte do pressuposto de que a legitimação dos Direitos Humanos está diretamente vinculada ao trabalho pedagógico. Não se trata apenas de ensinar e aprender sobre Direitos Humanos, não basta que os educadores saibam técnicas ou conheçam textos teóricos. É necessário ter disponibilidade para a autoanálise profissional, para assumir responsabilidades com a EDH e para a mudança, pois disso dependerá a desejada transformação do convívio escolar.
Aqui, propõe-se um processo formativo protagonizado pelos próprios participantes e que acontece por meio da realização das atividades apresentadas em etapas na parte II deste material. O trabalho coletivo, colaborativo e reflexivo é um contexto privilegiado para a formação, porque possibilita uma articulação imediata com a prática e também faz com que o grupo que trabalha junto construa um repertório comum, compreenda as diferenças que compõem sua diversidade e, com esses elementos, crie seu próprio projeto educativo.
A primeira etapa desse processo (“Respeito e Direitos Humanos”) introduz a discussão sobre o que são os Direitos Humanos e a Educação em Direitos Humanos e como estão relacionados com o respeito mútuo. Assim, é possível que todos partam da mesma concepção. A segunda etapa (“Um pacto pelos Direitos Humanos”) foca a reflexão sobre o envolvimento de cada pessoa e do coletivo da escola com a EDH. A terceira etapa (“Mapeamento: um olhar cuidadoso para a escola”) orienta atividades para a análise do e pelo grupo na escola, estimulando um olhar atento para as práticas, assim como a identificação do que precisa ser transformado. A quarta etapa (“Plano de ação: é hora de agir”) propõe a elaboração de um plano com base no mapeamento, elegendo prioridades e caminhos para a sua efetiva realização.
Como já foi dito anteriormente, essa é uma sequência de atividades proposta levando em conta um processo de apropriação de concepções relativas a EDH. Nesse sentido, é importante que as possíveis adaptações a serem realizadas em cada escola considerem também uma lógica de percurso de construção coletiva.
Para além do trabalho com os educadores (todos os adultos da escola), a parte III deste caderno traz reflexões, orientações e sugestões para intervir junto aos alunos desde a Educação Infantil até o fim do Ensino Fundamental. Os demais cadernos subsidiam o enfoque em temáticas fundamentais para a EDH.
Etapa 1. Respeito e Direitos Humanos
1. Café com Respeito: começando juntos
2. Direitos Humanos: do que estamos falando?
4. Educação em Direitos Humanos
Etapa 2. Um pacto pelos Direitos Humanos
1. Mapa dos sonhos para a escola
3. Fazendo valer as experiências anteriores
Etapa 3. Mapeamento: um olhar cuidadoso para a escola
1. Navegar pela escola: sensibilização
2. O mapeamento: identificando problemas e potencialidades
Orientações para a Educação Infantil
I. Educação em Direitos Humanos na Educação Infantil
II. Educação em Direitos Humanos nos Centros de Educação Infantil
III. Educação em Direitos Humanos nas Escolas Municipais de Educação Infantil
Orientações para o Ensino Fundamental
I. Educação em Direitos Humanos no Ensino Fundamental
II. Educação em Direitos Humanos no Ciclo de Alfabetização