3. RESPEITO É BOM E EU GOSTO
Para realizar bem esse projeto, é preciso que todas as ideias acerca do respeito sejam expostas, discutidas e compartilhadas, para que cada participante possa confirmar algumas, abrir mão de outras, transformá-las, trocar impressões, fazer perguntas e ampliar os olhares sobre essa questão. Este talvez seja um primeiro passo a ser dado em direção a uma forma de educar que esteja firmemente pautada nos Direitos Humanos.
“O que significa dizer que queremos trabalhar com Educação em Direitos Humanos? A Educação em Direitos Humanos é essencialmente a formação de uma cultura de respeito à dignidade humana por meio da promoção e da vivência dos valores da liberdade, da justiça, da igualdade, da solidariedade, da cooperação, da tolerância e da paz. Portanto, a formação dessa cultura significa criar, influenciar, compartilhar e consolidar mentalidades, costumes, atitudes, hábitos e comportamentos que decorrem, todos, daqueles valores essenciais citados – os quais devem se transformar em práticas.” (Maria Victoria Benevides)
Providenciar
– Folhas grandes de papel para registros coletivos
– Folhas para registros individuais
– Canetas coloridas
Atividades
1. Memória – Para começar a falar sobre respeito e desrespeito, vamos individualmente recuperar experiências vividas e refletir sobre elas. A ideia é resgatar situações em que alguém tenha sido desrespeitado e também se perceber como ator de desrespeito, observando que isso acontece com todos… É importante perceber quais sentimentos surgiram nessas situações.
Lembrar e registrar:
– Uma situação na escola em que você foi desrespeitado por alguém. Como se sentiu. Como reagiu.
– Uma situação na escola em que você foi respeitado por alguém. Como se sentiu. Como reagiu.
– Uma situação na escola em que você respeitou alguém. Como se sentiu. Como reagiu.
– Uma situação na escola em que você desrespeitou alguém. Como se sentiu. Como reagiu.
O registro desta atividade precisa ser breve, utilizando palavras representativas e focadas em cada situação, nos sentimentos mobilizados e na sua reação. Esse registro será utilizado em um mapeamento que será feito posteriormente, como ponto de partida para pensar a elaboração do plano de ação. Para isso, esses registros precisam ser reunidos e guardados por um integrante do grupo.
2. É hora de compartilhar. Quem começa? – Lembrem-se de que estamos falando de algo que acontece de fato e que não devemos ter receio de externar isso. Vamos compartilhar essas questões com o grupo. As ideias que forem surgindo podem ser anotadas na lousa para que depois possam basear alguma conclusão, ainda que provisória.
3. Razões que a própria razão desconhece – Considerando o que foi lembrado e compartilhado anteriormente, pensar junto nas seguintes questões: O que leva uma pessoa a respeitar outra? O que leva uma pessoa a desrespeitar alguém? Importante aqui também é o registro coletivo. Tudo isso será utilizado em momentos posteriores, além de ser uma forma de documentar o processo do grupo.
Finalização
No Projeto Respeitar é Preciso!, o respeito que será abordado é o respeito mútuo. Então, as questões importantes também são: quem eu respeito, por que eu respeito, quem me respeita e por que me respeita. Eu me respeito?
O objetivo desta etapa da atividade é compartilhar impressões, sentimentos e reflexões sobre o tema do respeito. É importante registrar em folhas grandes as falas que apareceram, que serão retomadas no momento do mapeamento.
Elaboração da vivência
Compartilhar como foi refletir sobre situações de respeito e desrespeito. O que mobilizou em cada um?
Etapa 1. Respeito e Direitos Humanos
1. Café com Respeito: começando juntos
2. Direitos Humanos: do que estamos falando?
4. Educação em Direitos Humanos
Etapa 2. Um pacto pelos Direitos Humanos
1. Mapa dos sonhos para a escola
3. Fazendo valer as experiências anteriores
Etapa 3. Mapeamento: um olhar cuidadoso para a escola
1. Navegar pela escola: sensibilização
2. O mapeamento: identificando problemas e potencialidades
Orientações para a Educação Infantil
I. Educação em Direitos Humanos na Educação Infantil
II. Educação em Direitos Humanos nos Centros de Educação Infantil
III. Educação em Direitos Humanos nas Escolas Municipais de Educação Infantil
Orientações para o Ensino Fundamental
I. Educação em Direitos Humanos no Ensino Fundamental
II. Educação em Direitos Humanos no Ciclo de Alfabetização