Lizete Santana de São José

Respostas no Fórum

Visualizando 13 posts - 1 até 13 (de 13 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Práticas democráticas no cotidiano #14510

    Os projetos pedagógicos da grande maioria das escolas,públicas e privadas, explicitam que almejam levar seus alunos e suas alunas a compreensão dos princípios democráticos que devem reger a sociedade e à construção da cidadania, mas nos parece que suas práticas não são coerentes com os objetivos propostos. Na realidade concreta das escolas e das salas de aulao que vemos é uma preocupação quase que exclusiva com a transmissão de
    alguns dos conteúdos científicos acumulados pelas diferentes culturas e pela humanidade.

    em resposta a: Democracia na escola #14433

    Não podemos esquecer que a reprodução das relações sociais no âmbito escolar pode ser um impeditivo para a construção de relações mais democráticas nesse meio, estamos em uma sociedade altamente excludente. A escola deve ser espaço de emancipação dos alunos, fortalecendo como espaço público, empoderando os alunos para que todos sejam agentes políticos e se vejam como tal.

    em resposta a: Mediação de conflitos : Caminhos precisos e incógnitas #13793

    Em geral, conflitos ocorrem onde há diversidade, interações,
    movimentações e comunicação entre grupos diversos. Inevitavelmente,
    surgem divergências, disputas e mesmo desordens nas interações humanas.
    Tais manifestações podem ser construtivas ou destrutivas, dependendo da
    forma como são abordadas. Se há diálogo, os conflitos podem se tornar
    fontes de aprendizagem e molas propulsoras de mudanças. Porém, na
    ausência de diálogo ou quando há má qualidade da comunicação, eles são
    fontes de tensões que podem terminar em sérios aborrecimentos ou em
    violência.
    Portanto o modo como se busca
    resolvê-los é mais importante do que as causas que os ocasionaram.
    Por essa razão, é importante que todos, crianças, jovens e adultos
    desenvolvam habilidades para gerenciar positivamente os conflitos
    que surgem nas relações de convivência. São recursos importantes
    para a cultura de paz e para a prevenção da violência.

    em resposta a: Aula 4 – Diversidade e discriminação #13334

    O preconceito pode ser entendido como julgamento preconcebido, pejorativamente, manifestado geralmente na forma de atitude discriminatória, a tudo aquilo que foge dos padrões de sociedade. O preconceito é opinião formada sem reflexão. Quando exteriorizado em atitudes ou ações que invadem os direitos humanos, com critérios injustos, como religião, raça e orientação sexual, é estabelecida a discriminação. Já a intolerância é expressa, muitas vezes, em comportamentos hostis e violentos.

    Entretanto, nem sempre o preconceito, em todas as suas dimensões e implicações é expresso com gestos intolerantes, de fúria ou violência, mas numa ação velada. Com piadinha intransigente contada entre conhecidos, em ambiente amistoso, como se fosse gesto ocasional e sem consequências. Ou, ainda, disfarçado de falsa aceitação às diferenças. E neste caso, se bem disfarçado, tem até certa licença para existir. Porém, preconceitos inofensivos não existem e todas as formas de preconceitos machucam e deixam marcas.

    É importante que se trabalhe no entendimento de que cada indivíduo é portador de inúmeras características que o diferencia dos demais e que esta condição não o torna inferior. É preciso que, desde cedo, a afirmação, tanto hipócrita, de que todos nós somos iguais seja repensada, mesmo porque se todos realmente fossem iguais não haveria o preconceito. É fundamental que as pessoas entendam que somos todos iguais por fazer parte da espécie humana, mas desiguais por possuirmos individualidade e identidade única. É direito garantido que as pessoas se sintam confortáveis e que sejam respeitadas em sua diversidade.

    em resposta a: A importancia do mapeamento #13033

    Ter empatia, saber ouvir, dialogar com todos da comunidade escolar são sem dúvidas aspectos importantes para o êxito do mapeamento, criando assim subsídios para uma compreensão efetiva da realidade e para a intervenção escolar

    em resposta a: Comentários – EQUIPE FORMADORA #13032

    Com certeza o mapeamento é dar significado, dar voz, dar sentido, importância ao que realmente precisa!

    em resposta a: POR UMA EDUCAÇÃO QUE VIVE OS DIREITOS HUMANOS #12847

    Se todos os envolvidos na comunidade escolar tentasse através do exemplo de uma prática exercida com base em respeito aos direitos humanos com certeza teríamos uma escola mais humana.

    em resposta a: EQUIPE ESCOLAR: A PARTIR DA GESTÃO, RESPEITAR É PRECISO #12846

    Uma gestão democrática é de suma importância para a construção de uma escola que constrói cidadãos que respeitam o próximo, não por ser respeitado somente mas por saber que o respeito deve ser dado independente se o outro faz o mesmo. Ter um ambiente que propícia a escuta e entende as diferenças como soma de um processo, com certeza estará no caminho certo.

    em resposta a: Reflexão #12843

    Analisar e refletir sobre nossas atitudes e exemplos q damos aos nossos alunos é um exercício q devemos fazer diariamente.

    em resposta a: O papel do exemplo na educação em direitos humanos #12458

    A escola deve ser um espaço capaz de conferir maior unidade e coerência de proteção e promoção dos direitos humanos. Temos que ser não somente falar!

    em resposta a: Auto reflexão #12457

    Com certeza o curso está sendo de grande valia e servirá de subsidio para que eu possa exercer um dia a dia mais democrático e consciente.

    em resposta a: POR UMA EDUCAÇÃO QUE VIVE OS DIREITOS HUMANOS #12455

    A prática coitidiana em prol do exercício da cidadania e dos direitos humanos devem ser sempre cultivadas nas escolas, para que assim possamos exercer e exigir esses mesmos direitos fora dela.

    em resposta a: Educação em direitos humanos #12454

    Educação de Direitos humanos começa no exercicio em nosso dia a dia…através de grêmios estudantis e na prática de discussões reflexivas em todas as ações dentro da escola.

Visualizando 13 posts - 1 até 13 (de 13 do total)