Violência gera violência / Gentileza gera Segurança

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 1 – Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos Violência gera violência / Gentileza gera Segurança

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor

Boa noite, ja fiz um comentário sobre o curso e sua primeira aula, em um dos tópicos abertos por nossas colegas, porém gostaria de falar um pouco sobre essa mensagem, que foi algo tão forte apresentado através da fala do apresentador do programa “GREEG NEWS”, diante das informações apresentadas no vídeo, fiquei refletindo o quanto isso é tão forte em nosso país, em nossas escolas, em nossas comunidades. O quanto crianças agressivas e que por muitas vezes não são ouvidas e logo são excluídas, ou simplesmente rotuladas por colegas e até professores, assim como o professor Rogê citou, muitas crianças ja são pré julgadas pelo lugar que moram, pela família que tem. E diante dessa frase citada no título desse tópico, comecei a refletir nas condições e nos motivos que possam estar por detrás dessas agressões. Muitas dessas crianças podem sofrer abusos, agressões, na qual de uma forma seus direitos estão sendo violados, e quando estão na escola acabam por reproduzir o que vivenciam dentro de casa.
    Precisamos buscar meios de fazer com que esse ciclo de violência, de “justiça”, sejam quebrados. Como apresentado de forma tão profunda pela juíza Raquel Domingos, os direitos que hoje temos, foram adquiridos, após muito sangue, muita tortura, muita dor. Algo que não podemos esquecer jamais! Esse direito foi adquirido para todos sem exceções, infelizmente nos deparamos com situações de desigualdade onde direitos são avaliados por valores econômicos. Como a professora Gunga falou precisamos lutar para que esse ciclo de violência seja parado, nossa escola deve ser o local em que os valores e princípios dos direitos humanos sejam vividos em todo tempo, em todo momento, por todas as pessoas, diariamente. Precisamos ser coerentes: aquilo que eu falo, tem que ser também o que eu faço.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • O fórum ‘Aula 1 – Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos’ está fechado para novos tópicos e respostas.