Sobre as perguntas da parte 2 e reflexões sobre educação em direitos humanos

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 1 – Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos Sobre as perguntas da parte 2 e reflexões sobre educação em direitos humanos

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #12141

    1 – O que define a educação em Direitos Humanos? A educação em Direitos Humanos é permanente, não terá fim, está sempre nos passando conhecimento, pois está atenta às mudanças e a tudo o que ocorre.
    2 – Do seu ponto de vista, quais os princípios fundamentais abordados pela professora Maria Victoria.
    – necessário mudar as atitudes, os pensamento se livrando do preconceito e discriminações;
    – formar uma cultura de respeito à dignidade humana (o verdadeiro amor ao próximo, integralmente) influenciar costumes e atitudes;
    – acabar com a cultura errônea e enraizada passada por gerações;
    – “Direitos humanos são fundamentais porque são indispensáveis para a vida com dignidade”

    Acredito que a mudança precisa começar dentro de cada um e não é fácil. Como a Gunga Castro falou não adianta saber e falar é preciso agir, dar exemplo.
    Que bom que o curso tem propostas para a escola e também educação infantil!

    #12221

    Exatamente: unir prática ao discurso, como bem citou a Gunga. Esta primeira aula trouxe reflexões importantes a respeito do conceito de Direitos Humanos, com o princípio de justiça, liberdade, solidariedade, cooperação, tolerância e equidade. A primeira aula me fez pensar sobre que fazemos quando nos colocamos diante de afirmações comumente estereotipadas ou quando estamos diante de situações de inversão de valores a respeito de liberdade de expressão versus a liberdade de direitos. Já na segunda parte da aula, o texto da Maria Victoria Benevides foi bastante pontual com a abordagem do conceito de democracia, direitos e deveres, além do que se trata uma educação em direitos humanos e quais personagens estão envolvidos nisto. Importantíssimo citar que a educação democrática deve permear toda a escola e envolver a todos para que seja coerente, e, de fato, as ações desencadeadas sejam efetivas às nossas crianças e adolescentes.

    #12303

    Para que a educação em Direitos Humanos aconteça é necessário que a escola viva os princípios norteadores desses direitos. Precisamos todos iniciar mudanças de conceitos, atitudes e começar a formar e vivenciar na escola uma cultura de paz.

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • O fórum ‘Aula 1 – Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos’ está fechado para novos tópicos e respostas.