Respeito na Escola

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 2 – Respeito Mútuo Respeito na Escola

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor

Muito interessante o tema deste módulo, também, referente ao respeito, principalmente no espaço escolar. Adorei o vídeo com a entrevista da Pâmela, e refleti muito sobre situações parecidas que acontecem corriqueiramente em muitas escolas. Por isso a necessidade de estarmos sempre atentos.
    Tive uma aula com o vídeo de Crislei Custódio. Magnífico!!!
    Li e gostei do texto “Cuidado para abrir espaços de diálogo”, no caderno Respeito na Escola, páginas 98-109. Um texto simples e didático.
    Quanto às questões propostas, não me lembro de detalhadamente de alguma situação e que me vi desrespeitado nas escolas por onde passei. Isso porque, não sei se é o correto, ignoro qualquer situação em alguém tenta me desrespeitar e deixo bem claro como sou. Talvez isso intimide aqueles que gostariam de me desrespeitar. Sinto-me muito feliz quando percebo que as pessoas me respeitam. Não me colocando, em nenhuma hipótese, como centro, mas como um parceiro nas atividades escolares. Tento, diariamente, respeitar as pessoas com quem convivo e com quem trabalho. Tenho a convicção de que todos somos peças de uma engrenagem, não no sentido capitalista do termo, e quando noto que respeitei alguém, reflito para que esse ato continue sempre, tornando-se uma prática. Já passei por muitas situações em que sinto que desrespeiteis alguém, principalmente um ou outro alunos, devido ao momento de nervosismo, não por me achar superior. E senti muita vergonha depois. Quando eu chegava a casa, não conseguia nem dormir direito. Ficava remoendo o fato, e no dia seguinte, chamava o aluno na frente e pedia desculpas para ele perante todos os colegas, para que soubesse do meu erro e que o colega merecia uma explicação e desculpa.
    Entendo que o respeito e o desrespeito estão em todos os lugares e momentos, muitas vezes nem mesmo o reconhecemos como tal, o que é perigoso. São vários os motivos para que essa situação ocorra e precisamos estar muito atentos, porque é muito fácil cair nesta armadilha, a de desrespeitar alguém. Nós, seres humanos, temos um pouco de egocentrismo.
    Quanto às propostas sobre a escuta na escola, observo que sou escutado muitas vezes, pelos colegas, gestão, funcionário e alunos e pela comunidade escolar, pois converso com muitos familiares de alunos. Quando proponho algo para escola, sou ouvido e atendido. Em outras escolas por onde passei, muitas vezes não era ouvido, muitas vezes me senti ignorado pelos próprios colegas, alunos e pela gestão escolar. Mas eu tento ignorar também, não com o intuito de ofender, mas para não me rebaixar ou me sentir menosprezado.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • O fórum ‘Aula 2 – Respeito Mútuo’ está fechado para novos tópicos e respostas.