Relatos sobre respeito ou a ausência dele

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 2 – Respeito Mútuo Relatos sobre respeito ou a ausência dele

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor

O Relato que ouvimos da adolescente Pâmela, no documentário de Eduardo Coutinho remeteu-me imediatamente ao relato que ouvi pessoalmente da escritora Kiusan de Oliveira, numa mesa de debates promovida pelo Sesc Campo Limpo. Ambos os relatos me deixaram triste, comovida, reflexiva.
    Podemos citar tantas situações de desrespeito e humilhação, mas quero aqui nesta fala me ater às relações de desrespeito com o racismo. Importante falarmos sobre isso numa semana em que o presidente Sérgio Camargo da Fundação Palmares,instituição que tem o compromisso com o combate ao racismo, faz ataques à líderes negros. Importante falarmos sobre isso num contexto político de ataques aos direitos negros e num momento em que crianças negras são assassinadas dentro de suas casas.
    Ao ouvir a Pâmela e lembrar da Kiusan, me peguei pensando sobre quantas situações de racismo, desrespeito às pessoas negras, situações vexatórias envolvendo pessoas negras acontecem todos os dias. E me peguei me questionando em quantas dessas vezes eu não percebi algo que tenha acontecido dentro da minha sala de aula, com meus alunos envolvidos. Que relatos dolorosos como esses nos sirvam para ficarmos cada vez mais alertas e para que assim possamos agir.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • O fórum ‘Aula 2 – Respeito Mútuo’ está fechado para novos tópicos e respostas.