Reflexões

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #11922
    MarciaAlves Moreira
    Participante

    Fazer a leitura desse texto da primeira aula realmente é fazer uma reflexão constante a cada novo parágrafo lido,nós no papel de educadores temos a necessidade de estar em constante estado de alerta e formação, o preconceito muitas vezes não está explicito mas existe, algumas atitudes que consideramos normais na verdade não são, e só quem sofre na pele o preconceito de qualquer tipo que sabe como isso pode formar feridas que nunca cicatrizam,estar a margem da sociedade é muito cruel e desumano, é urgente estarmos atentos e preparados para trabalhar na formação de individuos que pensem, reflitam, seja, criticos e respeitem a individualidade de cada um, que a cor da pele, o cabelo, a forma como pensa, e aquilo que quer ser, não seja um problema, mas algo comum.

    #11927

    Observo que como a Constituição Federal de 1988, a Declaração de dos Direitos Humanos vem para garantir o bom funcionamento dos nossos Estado e Países, de forma a defender os menos favorecidos, impossibilitando que os agentes do Estado ( Governates em geral) utilizem seus cargos para se beneficiarem e para que não haja abuso de poder. O Conteudo nela exposto não distinguem a quem deve ser defendido, por tantos fica mais que claro que é universal, que busca a equidade e também preservação do direito de todos. A leitura dos textos e o vídeos foram bem elucidativos, deram contextualização para tudo que eu já acreditava que deveria ser, agora minhas argumentações ganharam embasamento teórico.

    #11929

    A educação é libertadora , promove a transformação social.
    A educação tem a missão de transformar pessoas , agentes de transformação, a escola tem a incumbência relevante de formar cidadãos ativos, protagonistas de uma democracia substantiva e livre de situações de opressão.

    #11933

    Texto maravilhoso, que nos leva a várias reflexões , entre elas, a escola tem sido um espaço de formação em direitos humanos?
    Mais do que falar é agir, com ações que transformem o espaço escolar , em um lugar harmonioso, de paz, solidariedade e acima de tudo, respeito.
    A escola tem que ser mais do que um lugar de transmissão de conhecimentos, tem que ter humanização , amorosidade, empatia, solidariedade. Os sujeitos de direito tem que ser livres e protagonistas da EDH.

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • O fórum ‘Aula 1 – Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos’ está fechado para novos tópicos e respostas.