Reflexão sobre o video de Maria V. Benevides

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 1 – Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos Reflexão sobre o video de Maria V. Benevides

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor

Durante a visualização do vídeo sobre Direitos Humanos, vários frases da palestrante me chamou a atenção. A primeira refere à questão política, regime democrático. “Não existe democracia efetiva sem direitos integrados de todos.” A democracia é um regime político e um modo de vida. quanto mais um país democrático, mias legitimo serão as Leis, a constituição, as organizações publicas. “Os direitos humanos são universais e devem ser garantidos pelo Estado e sociedade. Um exemplo que a palestrante usou em seu discurso me chamou a atenção, onde ela diz que alguns pais trocam seus filhos de escolas publicas para as particulares porque acham que lá os seus direitos serão de certa forma validados. Entendo que isso realmente acontece, como já aconteceu comigo e meus filhos. Infelizmente, o meu filho foi vitima de bullyng, tente por diversas vezes resolver o problema, mas nada foi resolvido com a gestão. Com receio de meu filho ser agredido mais uma vez fisicamente, fora as agressões psicológicas que sofria diariamente, fui obrigada a procurar outra maneira de resolver o problema, transferindo o meu filho para a escola particular, pois lá encontraria mais tranquilidade. E realmente foi isso que aconteceu. Até hj tenho medo de meus filhos serem vitimas de questões desse tipo. Outra fala interessante que despertou minha atenção foi quando ela falou sobre o direito à vida como dignidade e não como sobrevivência.

Bastante profundo a questao sobre a noção de democracia e o estado de direitos humanos, como valores a serem exaltados na sociedade neo liberal e em especial nesse momento pandemico onde, questoes de ordem de funcionamento da sociedade como um todo, que devem ser garantidos. A questão que fica a ser construida em ambito escolar é o que queremos em educação em direitos humanos. Parabens.Maravilhoso.

Realmente Deyse Dallila foi um vídeo que nos trouxe inúmeras constatações e esclarecimentos de DIREITOS já esquecidos…porque por vezes, para não nos expor ‘esquecemos’ de exercê-lo, fazendo como você fez em relação ao seu filho, foi necessário mudá-lo de escola para que não sofresse mais bullying…E quantos de nossos alunos passam por isso diariamente?

José Paulo Barbosa
    Participante

Inclusive me fez refletir das garantias de dignidade que muitos espaços públicos não oferecem, digo isso no caso das escolas. Tem que se recorrer ao privado, por exemplo, para diminuir ou cessar o bullying. Esta situação é muito grave.

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • O fórum ‘Aula 1 – Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos’ está fechado para novos tópicos e respostas.