Reflexão sobre Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 1 – Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos Reflexão sobre Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor

Essa formação está sendo muito rica e abrindo leques de ensinamentos e amadurecimento sobre o tema, confesso que não tinha um conhecimento aprofundado sobre Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos,e estou simplesmente fomentando em cada texto que vejo e vídeo, refletindo como é de grande importância de fazer e pensar, sobre o respeito da dignidade humano, que todos são sujeito de direitos, sendo conceitos de uma vida civilizada.
    Mikaelly de Sousa Rocha Pan Y Agua.

Regina Silvério
    Participante

Direitos humanos e educação em direitos humanos. A escola, como instituição de referência na educação e na formação dos indivíduos, não pode abrir mão do debate, prática, promoção e garantia dos direitos humanos. A instituição só conseguirá cumprir seu papel se olhar para este tema. Não é possível educar sem garantir as condições básicas da existência como saúde, moradia e proteção, cuidado, até mesmo diante dessa pandemia que estamos enfrentando será que os direitos humanos estão sendo respeitados nas comunidades de baixa renda. Como está sendo todo esse acontecimento nas periferias das cidades. Será que os direitos estão sendo preservados. É necessário que a educação caminhe junto com direitos humanos pois são inseparáveis não há educação sem direitos humanos.

Quando pensamos em direitos humanos é comum imaginar um grupo de pessoas que o representam e esquecemos que se trata de um conceito, que direitos humanos são para todas as pessoas e que é dever da escola ampliar o debate sobre o assunto para melhor conhecimento por parte das pessoas, pois como aprendemos hoje não basta só conhecer, mas sim vivenciar os direitos humanos nas ações, para tanto, o primeiro passo está na educação sobre direitos humanos na escola, enriquecedor esse tema.

Reflexão sobre Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos

A sociedade com o passar dos anos sofre com diversas mudanças. O Brasil, tem sido alvo de críticas pelas desigualdades sociais, em que quem tem maior poder aquisitivo, obtém condições de vida distintas aqueles que não possuem. Vivemos rondados acerca do falso conceito de meritocracia, em que busca ideologicamente a justificativa de quem mais trabalha, é merecedor de maior renda, e consequentemente, obtém mais oportunidade de seguir a carreira desejada. O Brasil enquanto nação carrega em seu histórico questões relacionadas ao preconceito racial, em que homens brancos supostamente são melhores que os negros. Esse conceito erróneo inviabiliza, muitas vezes, melhores condições de trabalho, em que sujeitos são jogados a margem da sociedade.
    Há uma visão defasada sobre o ser humano, pelo qual acreditamos na cidadania, e consequentemente na questão de subcidadania, e assim, naturalizamos que uma pessoa seja menos cidadã do que outras, considerando deficiencia nos serviços básico,dificultando acesso a uma boa moradia, saúde, qualificação, alimentação, e segurança. Os direitos humanos em educação torna-se extremamente importante nesse caso, pois é necessário uma alfabetização sobre as novas gerações sob a conscientização da noção de direitos iguais para todos, para que seja possível combate ás desigualdades sociais, a fim de que a nova geração não replique o conceito ideologico da sociedade.

Diante das reflexões postas aqui, que aliás são profundamente pertinentes e vão de encontro com o meu pensamento, coloco apenas que a escola, sempre que necessário precisa construir um espaço para o diagnóstico e o reconhecimento da situação de conflito por meio do diálogo, que partirá da escuta, do respeito e da empatia. Ensinamos respeito quando respeitamos o outro.

Confesso que minha posição neste momento é literalmente de uma aprendiz. Como coloquei anteriormente, iniciei bem receosa. Os clichês iniciais utilizados, realmente nos leva à reflexão. Muito forte o texto da Juíza Federal Raquel Domingues do Amaral: como os direitos foram conquistados chega a doer! A suave explicação do Rogê Carnaval, intermediando o texto forte da Juíza Raquel e o humor do Greg News me deixou mais confiante. Me faz repensar e voltar o meu olhar para muitas coisas pelo ângulo dos Direitos Humanos.

Sem dúvida não há educação sem direitos humanos, eu não tenho muito conhecimento do tema, mas creio que é de muita importância pra nós educadores, deveriam existir grupos mais presentes nas escolas, e estudos mais profundos, para informar mesmo as pessoas. A mediação faz parte desses estudos, e necessitamos muito de tudo isso, de mais humanidade entre as pessoas, de olhar o outro com mais cuidado e amor.

Assim como alguns já colocaram aqui, esse curso está sendo muito bom desde o primeiro módulo, revelando conceitos que antes eu não tinha noção. Levando a compreender a importância dos DH,além de refletir e rever os pensamentos que se assimilavam às questões levantadas no começo do curso. Ao longo desse estudo inicial, me apeguei a concepção de direito à vida e me perguntei como é visto os direitos humanos nos países em que ainda se aplicam pena de morte?

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • O fórum ‘Aula 1 – Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos’ está fechado para novos tópicos e respostas.