Reflexão a partir do material complementar

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 2 – Respeito Mútuo Reflexão a partir do material complementar

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor

Na nossa escola acabamos de receber os cadernos da coleção “Respeitar é Preciso” e o desejo é lê-los imediatamente. Inicialmente fiquei pensando como realizar na escola ações sobre direitos, conflitos e não nego que as ideias sempre iam na direção da formal instrução. A partir das aulas até aqui, do material disponibilizado e da oportunidade de folhear e ler alguns trechos dos cadernos pude ampliar o universo de possibilidades de ações e de que forma a mediação de conflitos não é apenas apagar um incêndio. A disponibilidade para o outro, a humanidade nesta relação, implica tantas outras predisposições que no cotidiano escolar não nos damos conta de que é necessário e o quanto, muitas vezes, ao invés de contribuirmos para a educação lançamos a oportunidade fora. De acordo com o que vimos o respeito polido de uma pessoa nada mais é do que uma forma educada de humilhar o outro, a nossa expressão gestual, oral fala ao outro o quanto estamos disponíveis para a escuta. Dar-se conta que ainda que sem intenção fui desrespeitosa ou quanto educadamente desrespeitaram-me implica também reconhecer o quanto é difícil falar sobre, pois um misto de emoções ocorre. Na leitura sobre os cuidados para abrir espaços de diálogo o rol de sinalizações do que precisamos considerar: construir a intenção coletivamente, acreditar na potência do grupo, demonstrar paciência , ao invés de ansiedade, acolher, propor, combinar, distribuir a fala, observar a dinâmica do grupo, fazer a escuta qualificada, ritualizar, construir relações de confiança, enfim ter um olhar para as entrelinhas deste diálogo, desde o espaço, a forma de sentar, de mediar a conversa…são de fato imprescindíveis para nós gestores, em especial, uma vez que estamos a frente da coordenação de reuniões com a equipe, com as famílias e com os alunos. Para mim que trabalho com crianças pequenas entendo que a responsabilidade ainda é maior…eles nos observam, nos imitam e procuram solucionar os problemas a partir do que vivenciam. Fazendo uma autoavaliação critica posso observar como é predominante meu papel de desrespeito ao outro e a mim mesma em função de estar sempre fazendo duas, três ou mais coisas ao mesmo tempo e até aqui estar entendendo que estou dando conta. Pergunto a mim mesma: Dando conta de quê? Posso afirmar que muitas vezes fazendo justamente o contrário para que possamos caminhar juntos enquanto equipe e comunidade escolar . Dialogar e escutar estão intrinsecamente ligados ao respeito mútuo e consequentemente no respeito da dignidade humana. Preciso exercitar todas estas propostas e refletir sobre o que de fato estou construindo. Hoje, mesmo que realizando boa parte do trabalho de forma virtual estas questões estão permeando nossas ações, pois continuamos se relacionando com o outro e peguei-me pensando que até mesmo diante da tela do computador, em uma reunião virtual, o quanto nosso corpo fala do outro lado da tela.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • O fórum ‘Aula 2 – Respeito Mútuo’ está fechado para novos tópicos e respostas.