Reflexão

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    Primeiramente gostaria de agradecer o belo material desse primeiro tópico. O texto da Benevides era tudo que eu gostaria de escrever sobre direitos humanos e educação. Há anos busco me aprofundar nesse tema por acreditar que muitas vezes a escola como instituição falha na promoção de valores ligados aos direitos humanos. Nesse ponto considero esse módulo fundamental, pois me organizou como professor e educador e me enfatizou a crenças de que o Direitos Humanos só são efetivos se for para além das aulas,ou seja, ter o caráter permanente, contínuo e expandir para todos os setores da escola e para a comunidade escolar. Sabemos o desafio que isso é, a rede municipal de São Paulo felizmente é uma rede que sempre promoveu e valorizou a democracia independente de quem esteja no poder, isso dá a ela um caráter para muitos de “assistencialismo” ou de “passar a mão na cabeça”, mas muito pelo contrário, essa rede busca enxergar o jovem e o adolescente como sujeito de direitos e sabemos que esse quando não respeitado seus direitos fundamentais fora da escola, como o acesso a uma moradia digna, saúde, saneamento básico vai enxerga a instituição escola como um braço dessa falta de zelo do Estado como um todo. Ajudar esse sujeito, garantir seus direitos, mostrar que a educação vai além do conteúdo, do mero civismo e da exclusão, é colocar a escola como defensora dos direitos humanos e como parte de uma porta voz histórica desses valores que foram construídos com muito sangue e pessoas sacrificadas pelas mais diversas causas. Repito, não é fácil, mas se queremos um país com ética, democracia fortalecida e o fim de suas mazelas como a desigualdade e a alta vulnerabilidade que vive grande parte da população, só nos resta acreditar nos direitos humanos e compreender em sua amplitude. Sem dúvidas foi esse fator que me trouxe até esse curso e meu respeito total ao nome que o instituto leva.

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