Refletindo sobre mediação de conflitos

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 5 – Mediação de Conflitos Refletindo sobre mediação de conflitos

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • #14100

    Entendi com a finalização do modulo que devemos nos posicionar como mediadores numa escuta ativa e limpa, que devemos ouvir sem fazer julgamentos prévios que não podemos tomar partido e principalmente ajudar com intervenções que possam contribuir com a resolução do problema.
    Se há uma questão inacabada que coloca pessoas a se posicionarem contrarias as outras, se há pessoas contrariadas e infelizes devemos mediar de forma a encontrar a harmonia, restabelecer as relações, equilibrar!
    Mas isso é bem difícil…acredito que devemos exercitar essa nova forma de ajudar as pessoas na resolução de um problema…
    Escutar, ouvir os argumentos e intervir o mínimo para que as pessoas envolvidas possam pensar juntas e resolverem suas diferenças no diálogo!
    Concluo refletindo que não é fácil esse papel de mediador de conflitos…mas penso que podemos ajudar sim…que as pessoas que buscam soluções para seu problemas devem encontrar a escuta e a empatia de pessoas dentro da unidade escolar que possam ajuda-las.

    #14148

    A atividade proposta por Ana Lúcia Catão foi um exercício muito gratificante, apesar de ainda muito difícil, já é possível vislumbrar mudanças nas diferentes formas de conduzir uma mediação. Saio desse curso melhor, subi mais um degrau na tentativa de compreender todas as ferramentas desse processo de escuta, não uma escuta desinteressada, mas uma Escuta que de fato seja para auxiliar esse Outro…Uma escuta qualificada como ela coloca.

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • O fórum ‘Aula 5 – Mediação de Conflitos’ está fechado para novos tópicos e respostas.