Quais os princípios fundamentais abordados pela professora Maria Victoria?

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 1 – Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos Quais os princípios fundamentais abordados pela professora Maria Victoria?

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #12151

    Esse texto da professora Maria Victoria é muito rico, pois nos faz retomar a ideia de que a educação em direitos humanos significa querer mudar uma sociedade desigual e discriminatória. Na minha opinião, o princípio fundamental passado foi o do respeito à dignidade da pessoa humana. Como o texto trouxe no artigo 1, da Declaração Internacional de Direitos Humanos de 1948, “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”, então, precisamos formar uma cultura de respeito às individualidades das pessoas. E essa cultura formamos através da educação dos seres humanos. Somos seres em constante transformação e, portanto, podemos transformar práticas de desrespeito em práticas de respeito, liberdade e justiça. No fim do seu texto, a professora trouxe, também, algo muito relevante a respeito de questionarmos e enfrentarmos as nossas próprias contradições e conflitos no nosso cotidiano, ou seja, nós precisamos estar abertos aos aprendizados, a nos educar nesses valores e às posturas de respeito às diferenças, nós precisamos ser sujeitos com valores humanos para educarmos outros sujeitos em direitos humanos.

    #12179
    leticia grisolio dias
    Participante

    Três princípios importantes que Benevides traz logo no início do texto, e que fazem bastante sentido ao pensarmos em princípios fundamentais, estão ligados à ideia de que a educação possui uma natureza permanente. Isso indica que estamos constantemente aprendendo. Este aprender pode estar ligado a conteúdos acadêmicos, porém, o que mais aprendemos é como viver junto ao outro, respeitando e sendo respeitado. Esta continuidade e constatação de que a aprendizagem é global é trazida para que pensemos a educação além dos muros da escola. Outra ideia pertinente é de que a educação precisa estar voltada para a mudança,seja de paradigma, de comportamento, de evolução intelectual. Mas, acima de tudo, esteja voltada para a mudança na forma de viver coletivamente, com um contrato social de respeito e harmonia.E por fim, e para fechamento desta reflexão, vem o princípio de que a educação promove a construção de valores responsáveis pela forma como as pessoas irão conviver e agir em sociedade. Educar em Direitos Humanos é promover uma mudança na educação e, mais ainda, uma mudança cultural na forma de ver e agir com as pessoas trazendo a dignidade humana como essência e direito de todos.

    #12185
    LIANA MACHADO MORELLI
    Participante

    Além dos tópicos levantados pelas colegas acima, gostaria de trazer a importância que a autora dá para a educação de valores de cidadania pautados pela democracia. Ela lembra que valores cidadãos podem estruturar-se também em um governo autoritário, calcado, por exemplo, em valores da pátria ou do nacionalismo. A autora lembra portanto, que para que os direitos humanos sejam aplicados é necessário um ambiente democrático, onde as diferenças sejam vistas como parte de um processo de conquistas de liberdade, igualdade, justiça, paz, tolerância, em suma, valores característicos dos princípios dos direitos humanos.

    #12195

    A professora Maria Victoria aborda três princípios:
    * A Educação de natureza permanente, continuada e global – presente nas sociedades e que definem valores da mesma;
    * A Educação voltada para a mudança – que aceita, reflete, discute pontos de vista diferente;
    * A inculcação de valores – leva, em consideração a cultura do povo, suas características, valores e respeito aos mesmos.

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • O fórum ‘Aula 1 – Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos’ está fechado para novos tópicos e respostas.