Práticas democráticas na escola

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 6 – Práticas democráticas na escola Práticas democráticas na escola

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor

Acredito que ações coletivas entre a Unidade Escolar e a comunidade são de extrema importância para uma pratica democrática. Em minha Instituição praticamos debates, diálogos com transparência, fala e escuta entre alunos funcionários e comunidade em reuniões do Conselho de Escola. Todos tem voz, inclusive os não votantes. As ações do conselho vêm dando certo, e trazendo resultados positivos.

Honoria da Silva Costa- Na Unidade Escolar procuramos o diálogo e a participação do todo nas decisões através do Conselho de Escola, das reuniões de APM e das reuniões de mediação de conflitos. A escuta se faz necessária, pois todos dentro da escola são educadores (professores, funcionários, merendeiras, pessoal da limpeza, etc), assim sendo a postura, o exemplo, as falas são ouvidas por todos , principalmente pelas crianças, as quais estão atentas a todos os acontecimentos e movimentos. O acesso ao conhecimento é uma preocupação constante, onde atraves de brincadeiras e estímulos ao aprendizado, o grupo da escola em aliança com as famílias, conversam sempre sobre maneiras de levar cultura e conhecimento à estas crianças.

Além de todas essas práticas democráticas citadas pelos colegas cursistas, quero mencionar o Grêmio estudantil, representados por alunos e alunas, que visam melhorias dentro da escola e na comunidade escolar. Os estudantes lutam pelas necessidades e interesses do bem comum.
    O grêmio é um espaço de debate, trabalho em grupo e novas ideias, proporcionando a oportunidade de estimular outros estudantes a participar da vida escolar e também da rotina da comunidade, por meio de projetos nas áreas de comunicação, cultura, esporte, social e política.

Foi importante entender que na escola o princípio democrático não está pautado apenas na gestão democrática e tampouco se resume a fazer assembleias. Uma visão rasa que eu tinha!!

Na minha escola, percebo pouca participação da comunidade em espaços de reuniões e as decisões acabam sendo tomadas por uma minoria. Sem escuta e diálogo com a família penso estarmos caminhando em passos lentos para consolidarmos como escola democrática.

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • O fórum ‘Aula 6 – Práticas democráticas na escola’ está fechado para novos tópicos e respostas.