Práticas da gestão democrática

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 6 – Práticas democráticas na escola Práticas da gestão democrática

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #14945

    Na unidade em que trabalho todos os assuntos são decididos de forma coletiva , visando atender as necessidades das crianças , funcionários , e comunidade .

    Em uma dessas discussões iríamos fazer um quintal de brincadeiras , as crianças que atendemos são muito pequenas pois é um Cei , então fizemos votação para saber quais brincadeiras e brinquedos eles gostariam de explorar naquele dia .

    O mesmo fazemos na nossa rotina com atitudes simples como as crianças votarem na história a ser contada pela professora , as cantigas de roda ,entre outros .

    O contexto atual da educação debate sobre uma escola preparada para proporcionar um ensino de qualidade, respeitando a heterogeneidade e a individualidade da comunidade escolar. Uma escola que proporcione educação de qualidade para todos, visto que todo ser humano tem a capacidade de aprender de acordo com seus interesses e seu ritmo.

    As leis que regem a educação nacional, as teorias e práticas educacionais discutidas nas universidades, congressos, fórum, e reuniões tratam da melhoria do ensino no país e almejam uma escola de qualidade para todos, onde todos possam ter sucesso, ou como diz Mantoan (2003) consigam a “emancipação intelectual”.

    A escola atualmente se depara com novos desafios, entre eles, o de estabelecer condições mais adequadas para atender a diversidade dos indivíduos que dela participam. Assumir, compreender e respeitar essa diversidade é requisito para orientar a transformação de uma sociedade tradicionalmente pautada pela exclusão. Para alcançar essa qualidade na educação, há a necessidade de renovar toda a estrutura educacional deixando para trás o ensino tradicional.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • O fórum ‘Aula 6 – Práticas democráticas na escola’ está fechado para novos tópicos e respostas.