O caminho a ser percorrido

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 5 – Mediação de Conflitos O caminho a ser percorrido

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor

Interessei-me pelo documentário “Juízo” do qual nos foi apresentado um pequeno trecho e por curiosidade o assisti completo. Sensibilizei-me profundamente com o jovem que simplesmente não entendia a sua condição. Fugiu sem saber que no dia seguinte estaria livre por não ter compreendido a decisão em sua audiência. O descaso, o escarnio, o deboche com o qual é tratado, motivo de risadas e piadas, em nova audiência, é de uma crueldade sem tamanho. Coloco nessa conta da crueldade a matéria escrita pela “Ponte” sobre uma mulher que foi presa durante a pandemia e teve seu direito de amamentar negado. (a matéria está nos materiais complementares).
    Isso me fez pensar sobre quanto falta para chegarmos nos modelos de mediação, de escuta, na justiça brasileira. Quanto temos que percorrer, quantos profissionais precisam mudar sua postura, quanta desburocratização precisa acontecer para que a pessoa tenha seu amplo direito de defesa, e seus direitos garantidos.
    Essa aula ocorreu no mesmo dia em que deparei-me com a postagem, em redes sociais, de uma querida amiga que mostrava uma foto de 81 presos numa delegacia, em um espaço construído para 8 pessoas e defendendo que se cabiam 81 é porque fora feito para essas tantas. E me peguei refletindo sobre a lógica da perversidade. Como recuperar pessoas que não tem oportunidade alguma de ser recuperada?
    Julián Fuks, em seu texto publicado pelo UOL, acha que a quarentena está nos roubando muitas coisas como a família, o passeio pela cidade ou mesmo uma leitura completa sem distrações, mas a verdade é que muito mais está sendo roubado das pessoas há muito mais tempo, a voz.

Esta aula é muito forte e mexe muito com a gente. Ouvir o outro e ser ouvido, isto é muito importante. Normalmente queremos falar mais do que ouvir. Essas escuta atenta, sem julgamentos é algo que precisamos aprender. Na frase “Diálogos podem ser considerados uma matéria prima da tarefa educativa.”, realmente, eles são, mas estes diálogos para a Mediação de conflitos ainda precisam ser aprendidos, treinados. Já me vejo no retorno às aulas, trabalhando estes momentos de conversas em roda, trabalhando estas escutas, este respeito à fala do outro, ao momento do outro, muito difícil, mas as crianças aprendendo desde cedo conseguirão mais fácil do que os adultos. Esta revisão de modos de fazer, de se relacionar com o outro e de estar no mundo será realmente um precioso aliado para combatermos este conflito. Deu para refletir muito, tanto no conteúdo da aula, como no texto da pandemia, muitas reflexões e mudança de muitas práticas.

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • O fórum ‘Aula 5 – Mediação de Conflitos’ está fechado para novos tópicos e respostas.