Minhas reflexões: respeito, escuta e escola…

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 2 – Respeito Mútuo Minhas reflexões: respeito, escuta e escola…

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor

Durante o módulo II, a partir leituras realizadas e dos vídeos assistidos, tive a oportunidade de rememorar a minha trajetória como estudante, principalmente, aos anos em que cursei o Ensino Fundamental. Nesse processo, me recordei dos apelidos que foram atribuídos a mim, das atitudes excludentes dos colegas de sala e, principalmente, da omissão dos professores quando se deparavam com situações como as que relatei. É fato que as escolas por onde passei não respeitavam as crianças e os adolescentes, contribuindo, inclusive, para o silenciamento deles, uma das muitas maneiras de violentar uma pessoa. Entretanto, revisitar as minhas memórias me permitiu, além de fazer uma análise das práticas pedagógicas e da escola daquela época, a compreender melhor quem sou eu hoje, o porquê das minhas escolhas e concepções.
    Como alguém que se sentiu excluída e experimentou o peso da opressão nos bancos escolares, sempre defendi a prática de uma educação crítica-emancipatória, o que não pode ocorrer sem diálogo, sem escuta, sem o reconhecimento de que o outro ser humano é um sujeito! Entretanto, no dia a dia da escola, observo como é difícil encontrarmos predisposição para a escuta, como é complexo escutar sem julgar, acolhendo a dor e as inquietações do outro, seja ele criança, adolescente ou adulto.
    Atualmente, como diretora de uma EMEI, temos lutado para efetivar em nossas relações e em nosso currículo a escuta como um elemento fundamental presente no respeito, imprescindível para a compreensão de como o outro vê o mundo e de como se enxerga nesse mundo, afinal, uma educação emancipatória não aprisiona, não oprime, não desconsidera os problemas do mundo, não silencia, não julga…
    Não é fácil trabalhar nessa perspectiva, pois precisamos compreender que a maioria de nós somos frutos de uma escola silenciadora! Todavia, acredito que já avançamos muito no que tange ao respeito e a escuta, criando espaços de diálogo em nossa escola para discutir os nossos problemas e mediar os conflitos existentes entre crianças, suas famílias e os educadores da escola, respeitando as especificidades intrínsecas ao ser sujeito de cada um…

Alexsandra Gonçalves
    Participante

Ler o módulo II foi muito significativo para mim, pois vi o quanto cresci enquanto ser humano. Ter vivido uma época cravada nos anos 80 de preconceitos e conformismo, me dá hoje o direito ao grito…. não me calar diante dos preconceitos, sejam eles estruturais ou mesmo aqueles que sentimos no âmago do ser. Como educadora me sinto legitimada em direitos e deveres pela busca e conquista de um país melhor, que desconstrua pré-conceitos segregadores que nos impedem de enxergar no outro a importância de nós mesmos. É a importância da desconstrução de pré julgamentos infundados na concepção de ser do outro, afinal somos iguais quando valorizamos as nossas diferenças e especificidades.

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • O fórum ‘Aula 2 – Respeito Mútuo’ está fechado para novos tópicos e respostas.