Minhas reflexões: mapear para compreender

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 3 – Mapeamento Minhas reflexões: mapear para compreender

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • #14536

    É fato que o mapeamento é fundamental antes da elaboração de qualquer plano de ação. Ao mapear, identificamos e rastreamos situações, com intencionalidade, o que nos permite realizar uma leitura da realidade concreta, com suas potencialidades, contradições e especificidades. Embora ainda seja necessário avançarmos no que tange ao mapeamento em nossa unidade escolar, acredito que temos conseguidos mapear, em nossa EMEI, pelo menos parte da realidade vivida pelas nossas crianças e por suas famílias, o que tem nos ajudado a construir um projeto pedagógico que dialoga com as questões trazidas pela nossa comunidade, objetivando o desenvolvimento de práticas pedagógicas emancipatórias!
    Em uma situação tão complexas, como a que temos vivido nesse momento de pandemia, o conhecimento que temos de nossa comunidade nos ajudou muito na manutenção dos vínculos e no contato com as famílias, a estabelecer parcerias com os comércios da região e com os vizinhos da escola, além de desenvolver ações conjuntas com a UBS e com o Conselho Tutelar.

    #14973

    Conhecer o território e mapear a comunidade que atendemos é primordial para a elaboração de um Projeto Político Pedagogico que possa atender as necessidades da comunidade escolar e possa proporcionar aprendizagens significativas para os estudantes.

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • O fórum ‘Aula 3 – Mapeamento’ está fechado para novos tópicos e respostas.