Mapeamento na unidade escolar em tempo de Pandemia

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 3 – Mapeamento Mapeamento na unidade escolar em tempo de Pandemia

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • #13790

    Em meio a esse tempo de pandemia que estamos atravessando, o mapeamento que envolve as situações que as crianças estão vivendo é muito importante. Logo que fomos submetidos ao isolamento social e as aulas online, a equipe escolar precisou se reunir para planejar como essa nova ideia de trabalho aconteceria. E digo nova ideia, por que jamais pensamos em ministrar aulas online para a educação infantil. Essa etapa da Educação que é marcada por aprendizagens que acontecem por meio das interações. Interações essas, que são concretas e que se constroem no nosso dia a dia na escola. Tudo isso, nos trouxe algumas inquietações, no sentido de como iríamos garantir as crianças o direito a vivenciarem experiências que fossem significativas. Tudo foi e ainda é novo para nós. As salas de aula na plataforma foram criadas, os e-mails de acesso também, mas a dúvida era desde o início como poderíamos alcançar nossas crianças em meio a uma série de questões que dificultariam o processo, como: falta de acesso à internet, falta de equipamentos disponíveis como computador ou celular, falta de conhecimento para operar essa tecnologia, falta de adultos que pudessem acompanhar as crianças nessa nova experiência, já que em muitas famílias os pais continuariam a trabalhar. Então, encontramos alguns caminhos para tentar levantar as dificuldades encontradas pela comunidade escolar para tentarmos encontrar soluções e meios que pudessem nos aproximar das famílias, das crianças, e amenizar os efeitos dessa pandemia. Depois de participar da aula 3 do curso, percebi que o que fizemos foi sim um mapeamento das situações mais urgentes que implicariam em dificuldades de acesso as aulas pelas crianças e suas famílias. Através desse mapeamento e com as informações em mãos realizamos algumas ações, como a distribuição de cestas básicas para algumas famílias que apresentaram dificuldades; criamos grupos de WhatsApp para mantermos um contato mais direto entre professores, famílias e crianças; por meio desses grupos conseguimos orientar as famílias com relação ao acesso a plataforma utilizada para as aulas online; encaminhamos algumas atividades e vivências por meio dos grupos de WhatsApp criados, quando as famílias apresentam muitas dificuldades para acessar as plataformas; disponibilizamos as vivências na página da unidade escolar criada no Facebook; trocamos mensagens com as crianças a fim de que elas se sintam mais próximas de nós e se sintam também acolhidas.
    Talvez o mapeamento tenha sido realizado, de forma simples, não muito estruturada, mas nos trouxe informações importantes para iniciarmos ações mais urgentes de atendimento e aproximação. Olhando para o contexto da unidade em que trabalho, e compreendendo um pouco mais sobre o conceito de mapeamento, hoje sou capaz de entender a fundamental importância de mapearmos as situações que ocorrem na unidade escolar para que possamos pensar e realizar mudanças.

    #13974
    Ana Lucia Catão
    Moderador

    Muito bom, Lilian!

    Vale a pena também analisar e visibilizar quem fez o mapeamento, com quem esse mapeamento foi compartilhado, quem está sabendo que tudo isso foi olhado.
    Para além do resultado do mapeamento em ações, na perspectiva do Respeitar é Preciso! importa muito o envolvimento do máximo de pessoas com funções diferentes na comunidade escolar no processo de mapeamento e de pensar ações. Isso porque um mapeamento desses tem uma potência incrível de mobilização do coletivo e o fazer coletivo é parte importante da Educação em Direitos Humanos. Além de enriquecer o mapeamento e ampliar as a ideias de ações. No processo do fazer junto, constrói-se conhecimento junto, cria-se corpo coletivo, amplia-se o sentido de pertencimento, amplia-se a experência de respeito mútuo.

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • O fórum ‘Aula 3 – Mapeamento’ está fechado para novos tópicos e respostas.