mapeamento na escola

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 3 – Mapeamento mapeamento na escola

Marcado: 

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 16 do total)
  • Autor
    Posts
  • #12374

    O módulo 3 mostrou como a ideia de mapeamento é importante, pois passa por ações que se desenrolam nas relações entre docentes e alunos, dessa forma conseguimos atender as necessidades da comunidade escolar e criamos diálogos democráticos, que visem a diversidade de ideias e opiniões.

    #12376

    O modulo três, nos presenteia com a questões prática do chão da escola, pois de fatos nos leva a pensar a escola como um espaço a ser conhecido de fato, a ideia do ultimo video em desenhar o mapa da escola com as famílias e crianças, depois criar uma mapa dos sonhos de como se quer a escola, achei uma ideia genial, pois possibilita que possamos visualiza o território que temos, o que precisamos melhor, o que e importante manter o remover.Estou muitos satisfeita com o material disponibilizado, momentos de formações claras e de grande conhecimento teórico.

    #12406

    Uma ideia de se aplicar o mapeamento na escola é a realização de assembléias, onde o professor passa a ser mediador e os alunos discutem em forma de debate os problemas vivenciados dentro da realidade da sala ou da escola, buscando assim em conjunto as possíveis soluções a respeito dos tópicos “problemas” apresentados anteriormente na assembléia.

    #12407

    A respeito da assembléia só para completar, há também uma caixinha de sugestão a respeito de acontecimentos, onde os alunos podem fazer anotações de tópicos que eles acharem pertinentes e a se debater ou problemas que aconteceram nesse período pré-assembléia.

    #12415
    Geisa Aparecida Peral
    Participante

    Na EMEF que leciono, a assembleia é uma realidade entre a equipe, professores mediadores e alunos atuantes em ideias e questionamentos, favorece bastante o relacionamento entre todos.

    #12579

    A assembléia ajuda no mapeamento na escola, nos possibilita ver o todo na condição de auxílio de um, num diálogo democrático entre todos os envolvidos.

    #12738
    Nádia Portela
    Participante

    Na EMEF que trabalho, o conselho de escola é muito forte. Nas reuniões sempre há um espaço de levantamento de problemas e ideias de soluções. Todos os segmentos participam e muitas vezes, outras reuniões, mais abertas à toda comunidade são feitas, geralmente em dias de reposição, aos sábados. A ideia é que sugestões sejam feitas e avaliadas, mas também que o coletivo seja fortalecido.

    #12772

    A escola como um lugar construído democraticamente,mapeamento com a participação de toda a comunidade escolar,espaço para o diálogo desenvolvido por todos,sujeito de direito com vez e voz e no desenrolar das relações considerandos, as necessidades,ideias, anseios,críticas,sugestões da comunidade escolar,com informações valiosas possíveis e necessária,valorizando o exercício da cidadania e a democracia.

    #12773

    assembleias com atrativos podem ser grandes ferramentas para o espaço dialogo democrático.

    #12774

    A construção coletiva do mapeamento escolar podemos detectar informações valiosas,pertinentes com diversas ideias,opiniões,sugestões de toda a comunidade ,essa ação deve ser construída por todos,transformando o espaço escolar como espaço do conhecimento e da participação social,toda participação é necessária ,estimulada e assegurada .

    #12800
    Luana Arakaki Ramos
    Participante

    Achei muito interessante a proposta de mapeamento da escola, e mais ainda pensando que vários espaços podem e devem ser mapeados (espaços físicos, relações interpessoais, entre outros). No entanto, ainda me pergunto de que forma fortalecer o coletivo para que essa atividade seja realizada com a participação de todos? Na escola que trabalho, de Educação Infantil, sempre nos questionamos como trazer a comunidade pra dentro, mas ainda não encontramos um meio efetivo. O conselho tem pouca participação e os eventos também. O que vocês acham?

    #12866

    Interessante essa ideia de mapeamento pra se conhecer o território ou os territórios que existem dentro da escola onde ocorrem diversas dinâmicas muitas vezes boas e outras conflituosas que demandam interferências externas de uma pessoa adulta. O que me chamou a atenção sobre o mapeamento, porque muitos espaços da escola ainda são territórios não explorados por alunos, professores, gestão, e outros funcionários que carregam dúvidas e curiosidades sobre espaços que estão próximos e ao mesmo tempo inacessíveis.

    #13111

    Também considero muito interessante essa ideia de mapeamento na escola, agora com a questão da pandemia saber sobre o nosso território e o território em que a escola está inserida para pensarmos em como agir durante e pós pandemia. Na minha unidade temos conselho de escola atuante e também temos o conselho mirim que acolhe as escutas infantis.

    #13203

    A condução reflexiva do curso na aula 3 mapeamento nps faz pensar sobre a importância de termos bem claro os nossos dados, levantamento de informações para elaborar nosso plano de ação.Esse mapeamento na escola é essencial para qualquer prática ação reflexão em que realmente queremos identificar os focos de mudança ou dificuldades da escola. Todo esse mapeamento de o que e como fazer deve ser em ações coletivas e seguidas de registros. Isso me lembra também as ações de CIPA para prevenção.

    #13415

    O mapeamento na escola é uma ferramenta importante para diagnosticar o problema, envolver as pessoas, para tomada de decisão, e realizar a implantação das ações. Na escola que trabalho incomodava o fato das crianças pequenas ficar em fila para pegar o prato da refeição, muitas vezes se empurrando, machucando e desfazendo-se o trabalho de higiene anterior. Observamos que da forma como estava não ter autonomia para servir e muito menos o poder de escolha sobre o alimento eram outras questões que não iam de encontro com o P.P.P.P. O processo de mapeamento, discussão, reflexão e mudança levou ou aproximadamente 2 anos, mas somente com a perseverança e foco onde queríamos chegar foi possível a implantação de um sistema restaurante onde as crianças tem oportunidade de exercer o momento da Alimentação como uma atividade autonoma e social.
    Outra experiência bastante positiva para uma gestão compartilhada envolvendo as crianças pequenas é o Conselho Participativo Mirim, pelo qual propomos às crianças conversar sobre uma questão e após a escuta de todas as turmas fazemos a escuta docente e dos funcionários. Juntamos todas as respostas e a partir daí organizamos as devolutivas para tido o grupo a fim de propor ações, pensar responsáveis e fiscalizar o cumprimento das ações. As crianças de 4 e 5 anos são muito potentes e sinceras. Desta forma a manutenção da escola, a decisão sobre compras, eventos, organização das atividades pedagógicas ganharam as vozes das crianças e melhorou o cuidado com materiais, com o prédio, com a produção coletiva, a relação das crianças com a equipe gestora, e principalmente, fortaleceu o sentimento de pertencinento

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 16 do total)
  • O fórum ‘Aula 3 – Mapeamento’ está fechado para novos tópicos e respostas.