Mapeamento e Pandemia

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 3 – Mapeamento Mapeamento e Pandemia

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • #13920

    Na unidade escolar que trabalho, nestes três meses de isolamento social devido à pandemia do Covid 19, o mapeamento se tornou uma ferramenta utilizada para direcionar nossas ações pedagógicas.
    Muitos alunos não receberam o material enviado pela SME, o caderno Trilhas de aprendizagem e não possuem internet e nem equipamentos tecnológicos necessários para realizar as atividades propostas pelos professores. Fizemos ligações para as famílias, colocamos cartazes no portão de entrada da escola, utilizamos o facebook da escola, e as salas virtuais no Google Classrrom para obter informações sobre a real situação dos nossos alunos.
    Infelizmente neste mapeamento ficamos sabendo das situações da famílias passando necessidade e sem ter o alimento necessário de todo dia.
    Fizemos reuniões virtuais e arrecadamos dinheiro entre os funcionários, professores, equipe gestora e empresários do bairro onde a escola está inserida e compramos cestas básicas para essas famílias, são três meses de arrecadação e doação de cestas básicas e a cada mês nossa lista de famílias necessitadas vai aumentando cada vez mais.
    Para conseguir o aumento do acesso ao Google Classroom, quando entregamos o material escolar enviado pela SME e entrega das cestas básicas, fizemos um bilhete com um passo a passo de como acessar a sala de aula virtual.
    Agora estamos todos voltados para o retorno das aulas presenciais, mapeando os questionamentos de toda a equipe docente e discente em relação ao retorno das aulas.
    Como garantir o distanciamento social?
    Como garantir a higiene pessoal dos alunos?
    Como garantir a limpeza e higienização dos ambientes, sendo que temos apenas uma funcionária da limpeza?
    Como garantir o monitoramento das condições de saúde?
    Não será um retorno fácil, vamos que vamos em busca de soluções refletindo sobre a passagem do tempo, a impossibilidade de recuperar o passado e também a inevitabilidade do futuro.

    #13976
    Ana Lucia Catão
    Moderador

    Quero ampliar suas perguntas!

    Como acolher tantas experiencias e tão diversas?
    Como ajudar as crianças a voltarem e lidarem com os medos de todes?
    Como não ser tomado pelas questões estruturais e garantir um retorno respeitoso com os tempos e experiencias de cada um?

    Vale a pena ampliar perguntas, quanto mais perguntas tivermos, mais conseguiremos ter esse olhar complexo para esse momento de retorno e mais chances teremos de conseguir fazer esse retorno de maneira respeitosa e segura para todes.

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • O fórum ‘Aula 3 – Mapeamento’ está fechado para novos tópicos e respostas.