Mapeamento

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    Posts
  • #13229

    O material apresentado nesta aula é muito pertinente ao assunto, e acredito que vem de encontro ao movimento que está sendo realizado nas escolas particularmente neste período da pandemia. O grupo da escola onde trabalho mostrou empatia, solidariedade e o esforço foi coletivo para que as famílias percebessem nossa preocupação em manter a comunicação e ajuda. Nós professoras tivemos um papel importante no mapeamento das famílias que estão em situação de desigualdade social, nos mobilizamos para que cestas básicas sejam encaminhadas a elas quase semanalmente e a gestão foi fundamental para a articulação nesta comunicação. Além disso, grupos de whattsapp, grupos no facebook foram criados para que possamos manter o vínculo com a escola e famílias. Acredito que o mapeamento pós-pandemia será de fundamental importância, pois como foi dito nesta aula, não seremos os mesmos ao retornarmos, certamente teremos (crianças e funcionários) outro olhar para a escola.

    #13239

    ESTOU REFLETINDO SOBRE O PAPEL DA ESCOLA , APÓS TER ANALISADO E TERMINADO AS LEITURAS SOBRE O TEMA ”MAPEAMENTO ”.

    ONDE DE FORMA COLETIVA E PARTICIPATIVA , SE DESENVOLVE UM IMPORTANTE DOCUMENTO , VALIOSO PARA SE HAVER INTERAÇOES EM FUTURAS AÇÕES , VISANDO UMA APRENDIZAGEM INTEGRAL,ONDE O EDUCANDO PERCEBE SEU PERTENCIAMENTO E O SIGNIFICADO PARA SE APRENDER .

    #13293
    Susana Galindo Qualho
    Participante

    Muito interessante este comentário.
    Percebo a importância do mapeamento para diversos práticas.
    Como foi difícil que o cartão merenda chegasse para todos os familiares, como o colega disse, “O grupo da escola onde trabalho mostrou empatia, solidariedade e o esforço foi coletivo para que as famílias percebessem nossa preocupação em manter a comunicação e ajuda.” , onde trabalho também pude perceber isso, fomos na casa de familiares para essas entregas.

    #13543

    Sim, Susana, o grupo da escola tem ido às casas para as entregas. Tão importante quanto essa arrecadação, fazer as famílias perceberem que não estão sós neste momento é fundamental.

    #13623
    DÉBORAH GRECCO
    Participante

    Olá, Sandra

    De fato, já não somos os mesmos professores e os nossos alunos também terão essa tarefa se resinificar o ambiente escolar, o qual se sentiam pertencentes ou não.O mapeamento será uma rica ferramenta para abrir caminhos sobre várias esferas importantes, inclusive reforçar o canal de comunicação entre escola e comunidade como uma promoção de prática de educação em direitos humanos por meio da promoção de discussões identificando aspectos positivos e negativos por uma busca de melhorias coletivamente.

    #13637

    É verdade,Susana,na minha UE também fizemos isso e continuaremos durante esse período de pandemia.Com isso pudemos mapear e constatar quem realmente não havia recebido ajuda do governo e que estava precisando de algo.Constatamos também as perdas desde entes queridos e empregos,casas,etc.
    Dessa forma, percebemos a importância de Constituir fortemente uma Rede de Proteção Pedagógica e Social, de fortalecimento do Território,a criação e o fortalecimento de vínculos entre a escola e as famílias têm sido fundamentais nesse período e algumas se sentem seguras para pedir ajuda para suprir suas necessidades básicas.

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • O fórum ‘Aula 3 – Mapeamento’ está fechado para novos tópicos e respostas.