Exercício de escuta

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor

Realizei meu exercício de escuta com outra professora, o conflito foi a respeito de postagem de atividade no classroom algo bem atual que estamos vivendo através de reuniões pelo teamns. O conflito foi sobre a publicação ou não de uma dança chamada jongo ( falando também da diversidade africana em nosso pais). A preocupação era com os pais de questionarem questões religiosas e não somente culturais que era a ideia desde o inicio. No começo foi difícil pois muito não querem entrar no conflito ou simplesmente negar a existência do mesmo. Mas aos poucos eu falei , ela me ouviu e achou que estava tudo bem. Depois realmente se sentiu a vontade para dizer que não concordava com a postagem pois muitos pais poderiam na pesquisa ver videos sobre Umbanda, candomblé e isso geraria muita polêmica. Então no final acabamos por concluir que o objetivo maior era ensinar a cultua por trás da dança, passar um conhecimento e que haveria a possibilidade de ideias contrárias. Mas isso iria ampliar a visão de aprendizagem para todas as crianças. Não é fácil essa questão de escuta, mas precisamos praticar, ouvir, se permitir as indagações e vive versa.

Celinha Celinha
    Moderador

Exercício muito potente este que realizaram! E ainda mais que haviam questões que se relacionavam de maneira não tranquila, como a questão religiosa e racial. Realmente foi um exercício impactante. Acredito que perceberam que a riqueza é mesmo o diálogo, ainda que as opiniões sejam diferentes e divergentes. Nem sempre estamos de acordo, mas podemos manter um diálogo no qual todos saímos mais fortes e sabidos, entendendo e enfrentando visões de mundo diferentes das nossas. Muito grata por compartilhar esta experiência tão rica!

Realizei o exercício de escuta mútua com outro professor e foi muito interessante quando ele repetiu minha fala consegui perceber alguns sentimentos que anteriormente eu não havia percebido, mesmo apenas repetindo apenas aquilo que eu havia dito.
    Na hora de escutar foi um pouco mais difícil, tive vontade de interromper várias vezes e dar minha opinião, tive que fazer um grande esforço para segurar minhas expressões e indignação como que ele estava falando. Escutar sem julgamentos e intervenções foi algo muito difícil para mim.

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • O fórum ‘Aula 5 – Mediação de Conflitos’ está fechado para novos tópicos e respostas.