Escuta ativa

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Autor
    Posts
  • #14755

    Eu particularmente sou apaixonada pelo assunto Mediação de Conflitos e a aula 5 só me fez ficar mais encantada. Sabe que o treino da escuta foi muito importante pra mim. Consegui visualizar ações que tinha o costume de fazer ( interrupções) e o quanto isto é prejudicial em um diálogo.

    #15052
    Ana Lucia Catão
    Moderador

    Que bom, Marlene!

    #15083

    Sou uma pessoa muito ansiosa e as vezes na ânsia de fala e tentar passar meu ponto de vista,não ouço a outra pessoa e esta aula me fez refletir muito sobre o que eu faço,como tenho agido com as pessoas. De hoje em diante ,sou uma nova pessoa.Preciso mudar e fazer a coisa certa.

    #15091
    Geisa Aparecida Peral
    Participante

    Sim Juracy, creio que isso tem a ver com a maioria de nós, a escuta é um exercício diário que temos que fazer para nos aprimorarmos dessa prática tão importante no convívio social.

    #15120

    A Aula de escuta ativa, os exercícios não ficaram mais fáceis agora que feitos pela segunda vez, porque nesse momento outros detalhes saltam aos olhos, como a parte de não fazer pactos durante a escuta se identificando com a situação e então perdendo a riqueza da escuta atenta, aberta, sem julgamentos, dando soluções fáceis, apenas permitir ao outro ser ouvido e se permitir a generosidade de escutar o outro sem se preparar para dar uma resposta automática ou argumentativa.
    Ainda bem que é uma exercício para vida, assim, posso me deparar com tantas coisas a reparar e ter a tranquilidade e calma necessárias para continuar a aprender, a me sentir confrontada com quem eu sou e como eu desejo ser melhor comigo mesma e com o outro.

    #15150
    Rogê Carnaval
    Moderador

    Olá cursistas!

    Muito obrigado pela participação de todas e todos.

    Um abraço,
    Rogê

    #15182

    Acredito que a escuta ativa tem que ser estimulada todo tempo, principalmente para os membros da comissão de mediação de conflitos.

    #15291

    Percebi através da aula que por mais que goste muito de mediar os conflitos no ambiente escolar, ainda cometo grandes erros, sugestionando demais e interferindo muito nas conversas, talvez pela desculpa da falta de tempo na correria do dia a dia da escola. Mesmo assim, tenho verdadeira paixão por parar, acalmar os ânimos e tentar deixar fluir uma conversa de modo que consigamos nos ouvir e nos enxergar com respeito. Mesmo assim (gostando de fazer isso), consegui perceber que tenho ainda grande dificuldade em ouvir, pois interrompo bastante e ainda uso interjeições que colocam conclusões que podem inibir o espaço de fala. Mas vamos em frente, tentando perceber essas falhas para não cometê-las mais.

    #15327

    A escuta ativa é fundamental na mediação de conflitos e contribui para fortalecer as relações democráticas no ambiente escolar

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • O fórum ‘Aula 5 – Mediação de Conflitos’ está fechado para novos tópicos e respostas.