Escuta ativa

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Autor

Eu particularmente sou apaixonada pelo assunto Mediação de Conflitos e a aula 5 só me fez ficar mais encantada. Sabe que o treino da escuta foi muito importante pra mim. Consegui visualizar ações que tinha o costume de fazer ( interrupções) e o quanto isto é prejudicial em um diálogo.

Ana Lucia Catão
    Moderador

Que bom, Marlene!

Sou uma pessoa muito ansiosa e as vezes na ânsia de fala e tentar passar meu ponto de vista,não ouço a outra pessoa e esta aula me fez refletir muito sobre o que eu faço,como tenho agido com as pessoas. De hoje em diante ,sou uma nova pessoa.Preciso mudar e fazer a coisa certa.

Geisa Aparecida Peral
    Participante

Sim Juracy, creio que isso tem a ver com a maioria de nós, a escuta é um exercício diário que temos que fazer para nos aprimorarmos dessa prática tão importante no convívio social.

A Aula de escuta ativa, os exercícios não ficaram mais fáceis agora que feitos pela segunda vez, porque nesse momento outros detalhes saltam aos olhos, como a parte de não fazer pactos durante a escuta se identificando com a situação e então perdendo a riqueza da escuta atenta, aberta, sem julgamentos, dando soluções fáceis, apenas permitir ao outro ser ouvido e se permitir a generosidade de escutar o outro sem se preparar para dar uma resposta automática ou argumentativa.
    Ainda bem que é uma exercício para vida, assim, posso me deparar com tantas coisas a reparar e ter a tranquilidade e calma necessárias para continuar a aprender, a me sentir confrontada com quem eu sou e como eu desejo ser melhor comigo mesma e com o outro.

Rogê Carnaval
    Moderador

Olá cursistas!

Muito obrigado pela participação de todas e todos.

Um abraço,
    Rogê

Acredito que a escuta ativa tem que ser estimulada todo tempo, principalmente para os membros da comissão de mediação de conflitos.

Percebi através da aula que por mais que goste muito de mediar os conflitos no ambiente escolar, ainda cometo grandes erros, sugestionando demais e interferindo muito nas conversas, talvez pela desculpa da falta de tempo na correria do dia a dia da escola. Mesmo assim, tenho verdadeira paixão por parar, acalmar os ânimos e tentar deixar fluir uma conversa de modo que consigamos nos ouvir e nos enxergar com respeito. Mesmo assim (gostando de fazer isso), consegui perceber que tenho ainda grande dificuldade em ouvir, pois interrompo bastante e ainda uso interjeições que colocam conclusões que podem inibir o espaço de fala. Mas vamos em frente, tentando perceber essas falhas para não cometê-las mais.

A escuta ativa é fundamental na mediação de conflitos e contribui para fortalecer as relações democráticas no ambiente escolar

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • O fórum ‘Aula 5 – Mediação de Conflitos’ está fechado para novos tópicos e respostas.