EQUIPE ESCOLAR: A PARTIR DA GESTÃO, RESPEITAR É PRECISO

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 2 – Respeito Mútuo EQUIPE ESCOLAR: A PARTIR DA GESTÃO, RESPEITAR É PRECISO

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #12733
    Nádia Portela
    Participante

    Acredito que muitos trabalhadores da educação estão em um meio em que há desrespeito. Lendo o material, foi impossível não pensar na escola na qual trabalho, sobre o respeito e o clima organizacional. Os dias eram difíceis, o grupo de trabalhadores vivia num ambiente hostil, devido à direção da escola manter um relacionamento afetivo negativo com o grupo: a diretora estava sempre presente, mas com desrespeito tal, que acarretava inúmeros casos de desrespeitos e assédio moral. Pensamos nos estudantes, mas quantos de nós, estamos trabalhando reprimidos, acuados ou sofrendo nas escolas.

    #12846

    Uma gestão democrática é de suma importância para a construção de uma escola que constrói cidadãos que respeitam o próximo, não por ser respeitado somente mas por saber que o respeito deve ser dado independente se o outro faz o mesmo. Ter um ambiente que propícia a escuta e entende as diferenças como soma de um processo, com certeza estará no caminho certo.

    #12856

    Respeitar o outro mesmo que ele não me respeite… tão difícil.Conviver em uma gestão opressora e ainda sim não desistir de instaurar um lugar de voz e escuta entre os colegas e demais… desafios diários e necessários.Amei essa aula 2🙏.

    #13242

    Eu sou diretora de uma escola e já passei por duas escolas em que foi bastante difícil estabelecer o diálogo. Não sei como foi para vocês descrever sobre as situações de respeito e desrespeito já vivenciados. Confesso que não consegui, pois é muito difícil falar com liberdade, sem ficar sob o julgamento do outro. Este acredito ser um dos pontos que interferem diretamente nas relações. No ambiente escola, muitas vezes o clima negativo é estabelecido porque muitos escolhem falar para todos, menos para a pessoa que está diretamente envolvida no conflito. Outro fator que do meu ponto de vista interfere é colocar a situação sob o seu ponto de vista sem respeitar o principio dos direitos. Muitas vezes o jogo de interesses prima por privilegiar determinada pessoa ou grupo. Realizar gestão democrática, participativa implica na transparência de todos os atores envolvidos, no respeito presente nos atos, nas verbalizações, nos gestos, enfim…não é simples considerar a individualidade quando estamos zelando pelo coletivo. Concordo plenamente que a gestão da escola deve ter como principio o respeito, pois sem esta relação com a comunidade escolar o Projeto Político Pedagógico não decola.

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • O fórum ‘Aula 2 – Respeito Mútuo’ está fechado para novos tópicos e respostas.