Diversidade e discriminação

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 4 – Diversidade e Discriminação Diversidade e discriminação

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    Posts
  • #12343

    Essa aula me fez refletir como nossas ações muitas vezes, mesmo que involuntariamente são discriminatórias, pois geram violência, uma vez que privilegiam alguns, negando assim, a diversidade que acontece dentro da escola e que ultrapassa seus muros.

    #12345
    DIEGO LEITE BRAGA
    Participante

    Bom, após a apreciação do material da aula 4 na íntegra, vejo o quanto ainda precisamos caminhar/evoluir em relação ao reconhecimento e a abertura para diversidade. Partindo desse pressuposto, ressalto inicialmente, a palestra da Professora Deisy Ventura com esclarecimentos e reflexões AVASSALADORAS! O exemplo de discriminação que ela utiliza a partir da obra de Albert Cohen “Ô VOUS FRÈREZ HUMAINS” discorrendo sobre o garoto judeu que não sabia que era, é estarrecedora, sobretudo, nas ilustrações mostradas da obra que reforçam práticas excludentes, odiosas e nefastas que promovem o massacre da diversidade… ainda sobre essa passagem do material, uma frase destacada por Deisy me chamou atenção “Se não houvesse o camelô, não haveria a câmara de gás.” Tudo isso para salientar a importância do reconhecimento da diversidade nas relações sociais, assim como, a valorização das diferenças para conhecer e legitimar a nossa própria identidade nos desdobramentos históricos e atuais.
    Alinhado a isso, a formadora Gunga afirma que a discriminação é o resultado da negação da diversidade, inclusive, dentro do ambiente escolar. Partindo disso, nós enquanto docentes, precisamos atuar criticamente desde a elaboração de nossas rotinas até intervenções dentro e fora da unidade escolar, fomentando reflexões, ressignificados e a legitimação da diversidade como uma condição humana que potencializa a garantia dos direitos humanos de TODOS.

    #12355
    Daniela Soares cleto
    Participante

    Também pensei em muitas situações de discriminação e exclusão que cometemos na escola sem muitas vezes percebermos isso. Neste periodo de pandemia esta exclusão é gritante por diversos fatores. O acesso remoto pelos alunos não contempla nem cinquenta por cento deles…e os demais…os que por diversas razões não conseguem acessar as aulas….Temos que pensar no retorno e acolhimento de todos estes alunos e professores que tiveram muitas dificuldades neste período.Por onde andou a igualdade de oportunidades perante todos os desafios. Esta quarta aula nos trouxe reflexões ricas sobre a diversidade e o que se entende por igualdade respeitando a diversidade, com dignidade. Pensar no convívio da escola, no respeito e nos valores que são importantes para que todos possam ser efetivamente sujeitos de direito.

    #12399

    Honoria da Silva Costa- O direito Universal à educação , como cita o texto e como podemos perceber na realidade, não é integralmente cumprido, pois os direitos econômicos e sociais devem ser respeitados para que haja democracia e inclusão social. Com a pandemia, a responsabilidade educacional ficou sobre as famílias, as quais 40% não têm acesso a computadores, não tem ambiente para estudos, muitos pais não têm escolaridade, etc. Com a pandemia, a escola (equipe gestora, professores e funcionários) está se aproximando mais das famílias e aprendendo melhor suas diversidades e dificuldades, para que após este período possa fazer um acolhimento com reflexões, rumo a uma convivência mais humana, respeitosa e solidária.

    #12413
    Vitor Gomes da Costa
    Participante

    O direito universal à educação deve ser acompanhado de uma escola de qualidade e não só universalizada.

    #12419
    Geisa Aparecida Peral
    Participante

    A reflexão desta quarta aula pontual e contextualizada com a realidade, onde poucos podem ter o acesso a inclusão digital favorecendo o percurso formativo enquanto que a maioria, não tem acesso ficando a espera do retorno a fim de superar sua defasagem e desenvolver um aprendizado de qualidade, direito de todos, numa escola que inclui a todos sem distinção.

    #12422

    A aula foi muito boa, no que diz respeito a trazer uma reflexão não só para profissionais da educação que somo mas como também para toda a nossa vida cotidiana.

    #12851
    Vanilza Gomes
    Participante

    O desafio do ambiente escolar de promover o respeito a diversidade, evitando a discriminação daqueles que não estão dentro do “padrão ” de uma sociedade preconceituosa. Cursos como este nos fazem refletir sobre a questão, a fim de promover ações efetivas para combater atitudes discriminatórias.

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • O fórum ‘Aula 4 – Diversidade e Discriminação’ está fechado para novos tópicos e respostas.