Discriminação naturalizada na escola – relato de uma experiência

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 4 – Diversidade e Discriminação Discriminação naturalizada na escola – relato de uma experiência

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor

As discussões e reflexões propostas por este módulo me fizeram recordar de situações de discriminação existentes na escola e que são naturalizadas e praticadas, infelizmente, por educadores.
    Como professora, lecionei para um jovem, recém-chegado do Nordeste, com inúmeras dificuldades para expressar suas ideias (que eram ótimas) em textos escritos. Apesar dessa dificuldade, eu, professora de língua portuguesa, percebia que aquele aluno tinha excelentes argumentos e uma oratória impecável. Sempre acreditei que o planejamento docente e a ação pedagógica precisa considerar a diversidade, pois os alunos não são iguais e, partindo desse princípio, planejava propostas que atendiam as especificidades daquele educando.
    Todavia, na sala dos professores e nos conselhos, eu percebia o desprezo nutrido pelas professores da escola pelo aluno em questão: negro, nordestino e um pouco mais velho do que os demais. Referiam-se a ele utilizando palavras depreciativas. Não acreditavam que ele pudesse superar suas dificuldades e, por isso, não contribuíam para a formação dele, o ignoravam nas aulas, destinando maior atenção aos demais alunos da turma…
    Ainda bem que esse aluno não se abateu, não desistiu, embora a própria escola conspirasse contra o sucesso dele… Esse jovem, atualmente, é advogado. Escreve textos impecáveis! Passou no exame da Ordem logo de primeira e me enche de orgulho em vê-lo trilhando um caminho que foi, acima de tudo, escolhido intencionalmente por ele, e trilhado com muita luta!

Rogê Carnaval
    Moderador

Que relato forte o seu!

Agradecemos sua participação!

Um abraço,
    Rogê

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • O fórum ‘Aula 4 – Diversidade e Discriminação’ está fechado para novos tópicos e respostas.