Direitos Humanos e a Educação em Direitos Humanos

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 1 – Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos Direitos Humanos e a Educação em Direitos Humanos

Visualizando 11 posts - 1 até 11 (de 11 do total)
  • Autor

A partir do material disponibilizado, quero agradecer pelo momento de reflexão sobre o nosso papel enquanto educadores na discussão das ideias de igualdade, dignidade e solidariedade. E perceber como é importante se falar sobre Direitos Humanos especialmente na escola, um espaço que deve ser democrático e de empoderamento dos que a frequentam, um caminho ainda em construção. É na escola que as ações de todos devem discutir os preconceitos, inclusão, diversidade….Falar sobre direitos humanos é colocá-los em prática, e alinhar o que falamos com o que fazemos, como disse a Gunga. É sair do papel e seguir para a vida.

Honoria da Silva Costa- A educação é a base da formação, e é na escola que a socialização ocorre de maneira prática, onde devemos desde a mais tenra infância, como educadores mostrar através de exemplos o respeito e a boa convivência, para que as crianças cresçam num ambiente saudável e se respeitem.

Se o papel da educação é forma cidadãos críticos, autônomos e reflexivos os princípios, conceitos, legislações, teorias e práticas dos Direitos Humanos estão intrisecos na escola e no seus agentes. Sendo assim muito importante estar os educadores conscientes e formados continuamente para promoção desses direitos.
    Neste sentido abro espaço com alegria e entusiasmo para que nesse momento tão difícil que estamos atravessando de uma pandemia eu aproveite para aprender e qualificar minhas práticas em prol sempre de almejar igualdade e respeito a serem perpetuados no retorno com minhas crianças na escola.

A escola lugar democrático,a reflexão sobre os Direitos Humanos e a Educação de Direitos,momentos de aprendizados,conhecimentos para ser um agente de empoderamentos do direito do cidadão.

Dilean Marques Lopes
    Participante

Também quero agradecer pela primeira aula. Muito rico o conteúdo. Não esperava discutir o tema a partir do humor, como no primeiro vídeo. Achei isso muito interessante.
    As conclusões da Gunga no final da aula foram muito pertinente. Acho que o nosso maior desafio na escola é temos coerência. Amei!!!

Esse curso é uma excelente oportunidade de reflexão da nossa prática e sobre o nosso papel de cidadão. Não somos somente responsáveis pelo conteúdo ministrado em aula, mas sim pelas atitudes frente as situações vivenciadas no ambiente escolar. Como cobrar, se não faço. Essa é uma ótima oportunidade de aprofundarmos as nossas ações com o objetivo de transformação da nossa sociedade, ainda que seja a longo prazo.

Elizete Melillo Gomes
    Participante

Conteúdo maravilhoso, enriquecendo nosso ambiente escolar.

Nossa quanto conhecimento! Estou maravilhada com tantos conteúdos de extrema importância para a formação em Direitos Humanos. A escola como espaço de ação democrática para fazer e compreender os direitos para todos.

Após as leituras e os vídeos apresentados, consegui ver o quanto esse curso será importante para as escolas, através da troca de experiências e do compartilhamento desse conteúdo, por meio das pessoas que fazem parte do grupo de mediação de conflitos nas unidades educacionais, vejo que muitas ações deverão ser realizadas, em busca de levar adultos e crianças, a compreender que todos independente de sua classe social, gênero, cultura, somos pessoas de direitos. Precisamos ouvir mais, se colocar no lugar do outro, procurar entender todos os lados da história, acolher as diferenças, assim como mencionado pelo professor Rogê “não podemos partir do pré suposto que a criança ja chega com o caráter formado. Nós educadores estamos ali para ajudá-las nesse processo. Conteúdos ricos, primeira aula maravilhosa.

Os aspectos pontuados pelas colegas são fundamentais para que nossa formação se consolide e possamos ampliar nossas reflexões em especial no que concerne a nossas práticas. Gostaria de compartilhar o quanto o texto da Juíza Raquel me impactou. Eu particularmente, já o conhecia, mas diante do momento político, econômico, social e sanitário que estamos vivendo, ele me fez enxergar ainda mais longe o quanto os direitos de todos os seres humanos estão sendo cruelmente, nas diversas esferas, sendo negligenciados, negados.

Olá, estou adorando o curso! Tive a oportunidade de participar do ciclo de palestras em 2017 e agora me profundar no tema será muito produtivo e prazeroso.
    Educação em direitos humanos deve existir nas escolas como algo essencial. Ajudar os alunos a compreender quais seus direitos e o do outro nos permite construir uma sociedade mais humana.

Visualizando 11 posts - 1 até 11 (de 11 do total)
  • O fórum ‘Aula 1 – Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos’ está fechado para novos tópicos e respostas.