Democracia na escola: algumas reflexões…

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 6 – Práticas democráticas na escola Democracia na escola: algumas reflexões…

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #15316

    Não podemos negar que a história de nosso país, marcada por períodos ditatoriais, com estruturas autoritárias e anti-democráticas, interfere nas práticas escolares até hoje. Apesar de termos avançado, percebo que a escola ainda reproduz no currículo, nos discursos docentes e nas regras impostas ao alunos o autoritarismo herdado dos anos de chumbo no Brasil.
    Portanto, o exercício da democracia dentro da escola ainda é um desafio gigantesco! A começar pelo fato de que o termo “democracia” é polissêmico e permite múltiplas interpretações. Segundo, porque ainda convivemos com educadores que acreditam que atitudes autoritárias inibem o conflito, o dissenso e a indisciplina, favorecendo a aprendizagem.
    Desse modo, a concepção de democracia, que implica no respeito à diversidade, comprometida com a igualdade e com a justiça, que pressupõe a existência dos conflitos, das incertezas e dos dissensos e que requer a participação decisória de uma coletividade precisa ser construída não somente no âmbito da escola, mas em todas as esferas da vida em sociedade.
    Entretanto, como educadores de escolas públicas, não podemos esperar que a democracia se consolide fora da escola para, então, repensarmos nossas práticas e revermos as nossas ações dentro de nossas instituições. Talvez seja utopia, mas acredito que o caminho inverso também pode ser feito, ou seja, podemos desenvolver uma educação com princípios que contribuam para a emancipação dos sujeitos e, portanto, para a transformação da realidade vivida por eles.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • O fórum ‘Aula 6 – Práticas democráticas na escola’ está fechado para novos tópicos e respostas.