Democracia na escola

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #14005

    O diálogo é um dos melhores caminhas para a resolução dos conflitos em qualquer ambiente. A reunião entre a equipe deve ser democrática, ouvir a todos e procurar dar suas opiniões e para juntos conseguir uma solução para determinado problema. infelizmente, nem sempre acontece, há pessoas que dificultam esse processo e acaba criando mais confusão e dificultando as coisa. Quando algo causa desacordos, a gestão sempre busca se basear em Leis, normativas e demais documentos que amparem os direitos e deveres dos funcionários, primeiro é colocado entre todos as propostas, ideias, sugestões, mas há situações que não tem acordos. Sendo assim, é preciso ter cautela, conhecimento e paciência para propor debates, soluções coletivas que agradam a todos e não a maioria como muitas vezes acontece.

    #14061

    A 6ª aula vem nos fazer refletir, qual falsa a ideia de democracia que nos apresentam durante nossa vida inteira, como isso e confortável para a sociedade, pensar na amplitude do conceito, nós mostra que deverias estar em um outro nível de sociedade , que o espaço escolar deveria ter sido constituído de uma outra forma.
    Observo que nos meus 10 anos de educação sempre me questionei sobre a gestão democrática, pois sempre observei que quase sempre não havia a participação da família e da comunidade nas decisões , e muitas vezes nem se levava em conta o contexto do território,esta situações eram vivenciadas na rede conveniada. Hoje em uma situação diferente, pois atuo como professora da rede, observo que muita coisa não mudou, pois a própria secretaria que tem o habito de nos impor regras que devem ser cumpridas como as normativas, no chão da escola observo uma grande luta de parte da gestão para que haja a participação de todos com uma escuta ativa, que de fato de voz e vez a todos, porém também observo que culturalmente a comunidade escolar , não colabora. Concluímos com a seguinte questão seria necessário educar os adultos, crianças,para que de fato possamos alcançar o verdadeiro principio democrático?.

    #14236

    Como tornar concreta a participação democrática da comunidade escolar, para que essas ideias circulem na sua unidade escolar?
    A partir do vídeo: Experiências de Escola Rurais -MST fica muito claro a importância da escola olhar para o seu território e ressignificar o seu Projeto Político Pedagógico. Levar em consideração o contexto do território, os anseios da comunidade e organizar o trabalho pedagógico de forma que atenda a aprendizagem do currículo formal vinculando o conhecimento a soluções e projetos para a comunidade, qualificando a vida de todos. Tornar a participação de todos significativa, não representa um faz-de conta. Acredito que a participação concreta só vai acontecer quando a escola assumir sua corresponsabilidade coletiva para com a comunidade que atua. Não acredito que escola onde os professores estão de passagem, esperando a remoção para ter qualidade de vida, trabalhando perto de suas casas, ou não recebam formação para uma educação libertadora, que toca o educador para seu engajamento na luta capaz de transformar realidades seja possível. Sensibilizar os educadores de hoje e formar uma nova sociedade que prima por melhorar a vida de todos, que prima pelos direitos de todos, que assume a participação democrática, que exerce educação de qualidade, educação crítica e participativa, comprometida com o projeto de sociedade requer escolhas e posicionamento cidadão, político, estético, literário, sociológico, filosófico, etc…

    #14433

    Não podemos esquecer que a reprodução das relações sociais no âmbito escolar pode ser um impeditivo para a construção de relações mais democráticas nesse meio, estamos em uma sociedade altamente excludente. A escola deve ser espaço de emancipação dos alunos, fortalecendo como espaço público, empoderando os alunos para que todos sejam agentes políticos e se vejam como tal.

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • O fórum ‘Aula 6 – Práticas democráticas na escola’ está fechado para novos tópicos e respostas.