conhecer para valorizar e respeitar

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 4 – Diversidade e Discriminação conhecer para valorizar e respeitar

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Nádia Portela
    Participante

Amo viajar. Numa viagem recente, pensei o quanto conhecer outros lugares, outras culturas, diferentes da minha, me faz mais tolerante e me faz entender melhor a lidar com as diferenças. Precisamos propiciar “lugares de fala” em nossas escolas. Tratar frequentemente das questões que envolvem discriminação e preconceito: idosos, pessoas com deficiência, negro, LGBTQI+, mulher, imigrantes…Também é importante que entendam que lugar ocupamos nessa sociedade, ter a consciência de classe, de que somos trabalhadores e filhos de trabalhadores, explorados, sem igualdade de direitos. Quanto mais conhecimento sobre isso, mais respeito pelo que somos e pelo que o outro é teremos. Conhecer nossa história, de opressão e luta dos povos indígenas e negro, repensar a cultura patriarcal e exploratória que se propaga…Precisamos oferecer outra cultura, de paz, em que a diversidade é reconhecida com naturalidade e respeito.

Hoje assisti uma live com o professor Leonardo Boff e com certeza a tolerância e a empatia com outro é o que mais precisamos cultivar…querer o bem do outro, da natureza, enxergar a todos…direitos e civilidade.
    A cultura da paz com certeza também será nosso caminho…

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • O fórum ‘Aula 4 – Diversidade e Discriminação’ está fechado para novos tópicos e respostas.