Compartilhe aqui suas impressões, dúvidas e sugestões da AULA 2

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 2 – Respeito Mútuo Compartilhe aqui suas impressões, dúvidas e sugestões da AULA 2

Visualizando 15 posts - 91 até 105 (de 107 do total)
  • Autor

Assisti ao vídeo sobre o relato da menina Pâmela, e me emocionei, pensei nas coisas que também passei na minha adolescência e sobre como muitas vezes não enxergamos a dor do outro, ser o causador da dor alheia é desrespeito. E nesta aluna muito refleti sobre a frase “onde não a conflito há opressão” e isso me voltou para a realidade vivenciada na escola, uma aparente “falta de comflito”, onde por vezes notei que não fui de fato escutada, juntamente com os meus pares em muitas questões. Por fim, acredito que está aula foi de fundamental importância para um frequente reflexão de atitudes diárias.

Realmente o conteúdo do curso proporciona enriquecimento pessoal e não só profissional. Tracando um paralelo com a última conversa com um grupo de amigos com assuntos polêmicos, percebe se que em razão das experiências diversas e realidades, as opiniões são adversas… Porém, o mais difícil é respeitar a opinião e o estado de esclarecimento do outro. Quem enxerga o assunto da negritude, o homossexualismo, entre outros temas e assuntos que estão em voga, de maneira europeia e estigmatizada se coloca de maneira ríspida e enfática, tal qual o outro grupo militante que, por vezes sabe que existem direitos a serem respeitados e discutidos para a garantia efetiva deles, se faz necessário o equilíbrio para a garantia de um manifesto e até esclarecimento respeitoso.
    O conhecimento e o equilíbrio vem ao encontro de discussões vem sussedidas.

Fernanda Cerqueira

Boa tarde Curistas e Formadores.

Esse módulo foi um dos que maios me tocou até aqui.
    Ao ver o vídeo da menina Pamella, pude voltar a minha época de adolescência e ver que também fui uma das muitas “Pamellas” que existem por aí. Que sofrem o racismo cotidianamente nas escolas, nas salas de aula, e estes muitas vezes passa despercebido por professores, colegas, etc.
    Ao ver o vídeo e ler os textos pude lembrar o quanto essa época da minha vida foi dificil, mas que também me ajudou a me tornar a ser quem sou hoje.
    Hoje enquanto educadora, acredito no poder e na força que a educação, e principalmente uma educação voltada para os direitos humanos, tem de transformar vidas. O meu processo de aceitação da minha cor, cabelo e condição foi lento e doloroso. Mas acredito que se pudesse ter encontrado na minha escola um espaço de escuta e acolhimento, esse caminho teria sido muito mais fácil.
    E esse é o meu desejo, construir na escola juntamente com a comissão de mediação um espaço onde as diferenças possam ser acolhidas e o respeito seja o pilar de toda e qualquer relação.

Jose Tobias De Toledo
    Participante

Respeitar é fácil quando nos sentimos respeitados, e quando temos isso como base de nossas vivências. Esse é um principio fundamental para aprendermos. Dar voz ao aluno é uma maneira de elevar a autoestima e consequentemente o respeito ao próximo.

A formadora Crislei tem tanto carisma em suas aulas, nos faz mergulhar no conteúdo e refletir como estamos lidando com os nossos pares. As aulas são um verdadeiro choque de realidade, nos fazem pensar em muitos “porquês”, analisar, repensar e mudar algumas atitudes. Vou mais além, nos impulsiona a contagiar os outros, a alertar uns aos outros e a olhar com mais respeito para os outros. Todos somos diferentes, mas temos algo de especial e é muito importante aprendermos a enxergar uns aos outros além das aparências e a nós mesmos com o mesmo olhar respeitoso e compreensivo, perdoando nossos erros do passado e estando abertos para aprender e adquirir conhecimento.

O respeito mútuo faz-se muito necessário em todas as relações, e deve ser um tema a ser explorado pela escola, em todos os seguimentos.Na sala de aula, com os educandos, e também entre gestores e funcionários. O respeito é um valor que cabe em tudo que fazemos, até mesmo quando alguém falte com respeito a nós, embora seja mais difícil, devemos manter nossa postura respeitosa.

Tanto os relatos quanto as exemplificações, foram perfeitos e pertinentes.
    As perguntas para reflexão foram fantásticas, realmente me fizeram parar para refletir de um outro ponto de vista. Realizar uma “escuta” com mais qualidade, pois foram dadas sugestões de como fazer essa “escuta” de maneira mais eficaz.

Parece lógica a ideia de “respeitar para ser respeitado”. Pelo menos eu cresci ouvindo isso… Mas é impressionante como, na prática, essa lógica seja tão complexa. Algo que me fez pensar muito foi nas situações vividas de desrespeito: até que ponto era uma ação gratuita ou até que ponto era uma situação provocada…
    Enfim, como a Crislei bem mencionou, não existe respeito sem diálogo, e não existe diálogo sem escuta.

Rogê Carnaval
    Moderador

Olá cursistas!

Obrigado pelas reflexões e contribuições!

Um abraço,
    Rogê

Segundo a antropóloga Adriana Friedmann ” Todo ser humano quer ser escutado mas, principalmente, respeitado. Não é diferente com as crianças”, esse pensamento resume a minha postura como professora de educação infantil, sempre estou refletindo sobre isso, procuro me policiar em vários momentos pois realmente tenho horror a injustiça.

Valdete E Rinaldi
    Participante

respeito tem que ser sempre de mão dupla, e principalmente saber e respeitar a estrutura cultural de quem nos interroga

O vídeo da Pamela me tocou profundamente, pois infelizmente nos faz refletir como o ambiente escolar pode ser cruel e quantas meninas e meninos sofrem por não fazerem parte do “normal” estando fora do padrão da sociedade. Precisamos ensinar nossas crianças a respeitar e nós também como educadoras aprender a respeita-las, porque mesmo que involuntariamente podemos falar ou agir de forma desrespeitosa. Refletir e repensar nossas ações é fundamental

O próprio tema já nos refere a ideia principal, e o ditado que é tão falado pelo povo, se quer respeito dá se o respeito , mas sabemos que o respeito não somente ouvir o outro vai além disso e aceitar as diferenças do próximo e entre outras coisas e dentro de um ambiente escolar lidamos com todos estes conceitos de uma só vez e caba a n´s fazer a mediação entre eles e entre nós também porque somos sujeitos ao erro.

Muitas vezes acreditamos que ja conhecemos muito sobre o assunto,sobre o que é respeito,mas quando paramos para ler sobre isso,para fazer um.curso,estudar um material cuidadosamente preparado,percebemos o quanto ainda precisamos avançar.
    O depoimento mostrado como suporte foi de fundamental importância.

Essa última aula introduziu muitos conceitos importantes, mas um me chamou mais atenção, o conceito de que Educação em Direitos Humanos implica reeducação do olhar. De fato, faz todo o sentido, uma vez que necessitamos de uma mudança de cultura, então precisamos modificar a forma como enxergamos as pessoas e as situações. Precisamos reeducar nossa maneira de enxergar as pessoas, porque para respeitá-las é necessário considera-las iguais em dignidade, humanidade e direitos.

Visualizando 15 posts - 91 até 105 (de 107 do total)
  • O fórum ‘Aula 2 – Respeito Mútuo’ está fechado para novos tópicos e respostas.