Compartilhe aqui suas impressões, dúvidas e sugestões da AULA 2

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 2 – Respeito Mútuo Compartilhe aqui suas impressões, dúvidas e sugestões da AULA 2

Visualizando 15 posts - 76 até 90 (de 107 do total)
  • Autor

A aula nos faz refletir a importância de respeitar e ser respeitado, levando em consideração o momento da escuta e se fazer escutar. Lembrando que somos todos seres humanos, independente de existir muitas diferenças em relação a valores, crenças e opiniões.

Digerir todo o conteúdo apresentado na aula 2 é extremamente impactante. Usei a palavra digerir porque as cenas e palavras apresentadas mostram toda dor, trauma, marcas que o desrespeito causa na vida humana. As questões propostas, como que uma retrospectiva ao passado, ao que passei e ao que gerei de desrespeito é difícil de mensurar em palavras. Mas tem seu lado curativo, porque respeito e desrespeito, atinge a alma, e acredito, dentro das minhas concepções, que ela deve ser tratada, cuidada. Tomei a liberdade de comparar às consequências do desrespeito, assim, realmente é urgente a necessidade de efetivar uma educação do respeito, da paz, para que as futuras gerações estejam libertas de toda essa dor.
    Outra questão que está soando forte é a questão do ponto chave que a Crislei apresentou: a escuta qualificada. Como a escuta é necessária e importante para balizar nossas atitudes, nossas ações. E vou além, a escuta qualificada é para a vida, é para todas as circunstâncias. Obrigada por estarem contribuindo para que eu me redescubra como pessoa e como profissional.

Respeitar deve ser um exercício diário. Não digo que seja fácil, mas podemos fazer reflexões constantes sobre o que eu quero ou como eu quero/gostaria que as pessoas me tratassem ou me aceitassem? Se fizermos isso, veremos que respeitar é muito além do que pensamos e está ao alcance de todos!

Boa tarde,

O vídeo em que a Pâmela Luana traz seu depoimento é emocionante. Não há como não encher os olhos de água quando ela relata o que descobriu e sofreu quando foi estudar em uma escola pública. Me questiono sempre o quanto precisamos transformar a escola em um lugar onde os Direitos Humanos sejam respeitados, onde haja Respeito Mútuo, onde ninguém seja colocado na condição de objeto ou seja humilhado. Nosso papel de educador e de cidadão é transformar este espaço em espaço de dignidade e de direito para que a sociedade também possa ser transformada. Desafiador, mas possível.

Sonia Rejes de Simoni
    Participante

Boa tarde!
    A aula 2 é muito marcante e apresenta reflexões muito importantes. Respeitar deve ser algo essencial, algo importante para o convívio humano e para o relacionamento sem preconceitos, respeitar é entender que o outro faz parte da diversidade de vida que existe neste mundo e que o outro é maravilhoso, justamente por ser o outro, tão diferente do que sou. O vídeo da Pâmela é muito triste, mas nos coloca mais atentos aos sinais das crianças e dos adolescentes, os sofrimentos que passam e muitas vezes temos que pedir em sala de aula o respeito pelo outro, nosso papel de vai além do ambiente escolar.

Eder Marques Loiola
    Participante

Gostaria de parabenizar mais uma vez os formadores pela excelência das intervenções. Gostei particularmente da abordagem proposta na segunda aula. Penso que a maneira como a formadora discutiu o respeito como uma prática institucional evita confusões, bem como confere possibilidades concretas de atuação em prol dos direitos humanos àqueles que realizam o trabalho cotidiano na escola. POr um lado, ao tratar o respeito do ponto de vista da igual condição de enunciação e de linguagem, o respeito deixa de se confundir com uma atitude moralista privada. AO ser identificado, nesses termos, à igualdade, o respeito corresponde a uma condição institucional que deve ser fruída por uma pessoa em razão de sua dignidade como tal. Por outro lado, essa perspectiva favorece o trabalho na escola, uma vez que o foco é deslocado para a criação de espaços e rotinas institucionais que permitam a emergência de condições de igualdade de fala e enunciação. Nessas condições, o respeito pode deixar de ser um dom arbitrariamente distribuído para se converter numa condição de direito produzida pelo pertencimento do estudante à escola como um igual.

Suzana Milani
    Participante

Com certeza a escuta ativa é um grande desafio, pois muitas vezes o ouvir o outro nas nossa realidade cotidiana escolar não está realmente embasada em uma verdadeira escuta, buscando entender quem é o outro em seus marcadores sociais e atravessamentos, em suma “incluindo a pessoa na própria fala, fazendo-a sair do discurso que coloca no outro a responsabilidade por tudo o que lhe acontece”. Acredito que se um indivíduo tem uma ação e fala violenta, apenas a escuta, o acolhimento e a propagação dos valores em direitos humanos fará com que ele as reveja e tudo isso partindo sempre da realidade familiar, social, histórica e política na qual ele está inserido. Quando a violência é respondida com mais violência, dificilmente haverá uma resposta que seja diferente de mais e mais violência. Gostaria de comentar também sobre o vídeo da Pâmela: apesar da terrível situação de violência, desrespeito e humilhação que ela sofreu, ela se coloca como uma mulher de sonhos, futuro e valores, defensora das cotas e do respeito às mulheres; isso é fabuloso, pois ela reconhece seu valor e combate essas ações de violência, que ela mesma sofreu. Viva a Pâmela e sua força de resistência!

Esse módulo não acendeu uma luz amarela, e sim deixou permanentemente ligada a luz vermelha. Como eu, enquanto sujeito, mas muito mais, enquanto educadora, preciso evoluir no quesito respeito. Quantas vezes eu usei a máxima “Quer respeito? Respeita!”, e hoje vou levar para minha vida suas palavras “respeito não é troca”. É preciso respeitar mesmo aquele que não me respeita. E a outra frase que já disse várias, e várias vezes “Fulano não é digno do meu respeito!”. E agora aprendo, ou entendo, compreendo, que todos e todas são sujeitos de direitos igual a mim. Minha cabeça está fervilhando… Quanto a escola ainda precisa caminhar…

Janaina Silva Gondin
    Participante

Gostaria só de destacar a importância de debater a questão do respeito mútuo no nosso cenário atual, no qual há tantas situações de desrespeito e intolerância. Tratar deste tema não é apenas relevante, como extremamente necessário.

Obrigada pelas contribuições para o nosso aprendizado!

Boa noite,
    Realmente são muitos ítens importantes para se pensar e sua fala esclareceu muitas coisas Crislei. Esse ritual para qualificar a escuta, talvez seja o primeiro passo para implementar uma reflexão e mudanças de ações no cotidiano escolar.
    Talvez o comportamento que mais exercemos em nossa profissão seja abafar a palavra e impedir nossos alunos de colocar suas falas.
    Foi maravilhoso ouvir e refletir sobre isso para que possamos mudar nossas posturas.
    Obrigada.

Concordo com a fala da Thayná!
    O tempo todo exigimos respeito, mas será que respeitamos o outro ou o nosso exercício de respeitar está condicionada à sentimentos e hierarquias? Isso me fez refletir. Muito bom!

O módulo II me proporcionou reflexões muito pertinentes no que se refere, sobretudo, a questão do respeito. Vejo que, muitas vezes, a escola faz o movimento contrário, ou seja, objetiva ensinar o respeito com discursos… Entretanto, ensinamos o respeito com ações! Desse modo, as crianças e os adolescentes tendem a nos respeitar, quando se sentem respeitados! Nessa perspectiva, respeitar o outro, independente de quem ele é, pressupõe considerá-lo como um sujeito de fala, ou seja, que se humaniza na medida em que exerce sua voz, a partir de seu lugar, de sua perspectiva. Ao desconsiderarmos a voz do outro, o tratamos com objeto e o desumanizamos! Por fim, é importante ressaltar que o respeito se relaciona com o diálogo e com a escuta, numa perspectiva de escuta real, interessada.

Talvez esse seja um dos grandes desafios nos espaços escolares: dar voz, e acima de tudo, escutar todos os atores envolvidos nos processos. O quão importante é valorizar a opinião alheia.

Fatima Eliana Paulo
    Participante

REspeitar num ambiente de paz e tranquilidade é mais fácil. O díficil é construir uma atitude de respeito entre os conflitos. É essa a nossa urgência.

Acredito que este tema seja fundamental, pois sem uma escuta verdadeira e qualificada, que considere todos como sujeitos de direito, é impossível pensar em respeito. Me senti muito tocada no aspecto da suspensão de julgamento, pois tenho um primeiro impulso de julgar e depois parar e pensar, portanto será um exercício em tanto para mim!

Visualizando 15 posts - 76 até 90 (de 107 do total)
  • O fórum ‘Aula 2 – Respeito Mútuo’ está fechado para novos tópicos e respostas.