Compartilhe aqui suas impressões, dúvidas e sugestões da AULA 2

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 2 – Respeito Mútuo Compartilhe aqui suas impressões, dúvidas e sugestões da AULA 2

Visualizando 15 posts - 46 até 60 (de 107 do total)
  • Autor

Verdade,sentir -se respeitado nos motiva a respeitar o outro.

O respeito mútuo ,conteúdos específicos para essas questões presentes no nosso cotidiano,somos todos sujeito de direitos.

O respeito mútuo ,conteúdos específicos para essas questões presentes no nosso cotidiano,somos todos sujeito de direitos,todos devemos ter vez e voz.

O respeito mútuo,,sujeito de direito,o respeitar e ser respeitado,o planejamento de conteúdos pertinentes fácil de detectar no espaço escolar,e a formação continuada, aprender para saber e fazer valer o direito da pessoa humana.

SILVANA RUIZ BARBEIRO
    Participante

Nesta aula fomos convidados a refletir sobre situações vividas onde nos deparamos com a palavra respeito. Trouxe a minha memória o quanto está palavra está desgastada em nossa sociedade.
    Respeitar é preciso! Sim, sempre. Principalmente quando discordo como o modo de vida do outro: sua opinião, sua religião, seu espaço, sua opção sexual, etc.
    Como educadores temos que rever nossas posições quanto o RESPEITO ao outro, mesmo quando não partilhamos da mesma opinião. Temos que promover a escuta ativa, ouvindo todos sem distinção. Promovendoo diálogo, a reflexão e principalmente nos colodando no lugar do outro.
    O respeito se ensina sim, principçamente através da observação de nossas atitudes!

Aula e videos bastante enriquecedores.
    Sem duvida o ambiente escolar é o local de construção de bases de ação e dialogo na questão do Respeito. O olhar e principalmente a construção da ideia do que e como se define Respeito, pode servir para resignificar as praticas. Fomentar e propor um pensar e principalmente um falar sobre o tema, pode indicar caminhos ainda nao iluminados no nosso atual cenario escolar.
    Pertinente curiosa e atual a ideia de como a escuta significativa pode abrandar os eminentes conflitos que todos somos imersos ao longo de nossa trajetoria materializada de corpos neste planeta. é sem duvida uma construção de uma educação onde o respeito, pode contribuir para a construção de valores coletivos e humanos dignos.
    grata.

Olá a todas e todos,

As aulas nos fazem refletir sobre respeito que não é meramente cordialidade ou gentileza. E sim reconhecimento do outro como sujeito de direito. O respeito mútuo é um exercício que deve ser constante em todos os ambientes sociais, em qualquer lugar …em nossa vida e na escola.
    Outro ponto que me fez refletir é ato de escutar e dialogar, que, muitas vezes não e nada fácil, pois são pessoas que pensam e agem diferentes, é um exercício diário escutar e respeitar a opinião.

atenciosamente,

Maria
    Participante

A partir do momento que se exerce o respeito, tudo flui de uma forma mais positiva. Oque tem só acrescentar para ser um melhor ser humano. Principalmente nesses tempos que temos vividos. Os mais diversos desrespeitos de todas as formas e muito doloridos.

Assistindo ao vídeo, refleti bastante sobre as questões que envolvem o respeito, sempre pensei na empatia, sem levar em consideração a escuta. Realmente a escuta é muito importante, muitas vezes, o que queremos é sermos vistos e ouvidos, para termos o mínimo de dignidade. Muitos conflitos, poderiam ser evitados se houvesse a escuta. Penso que muitas vezes, o que nossos alunos querem é serem ouvidos, querem dar voz as sua lutas, as suas dores.

A discussão proposta nessa segunda parte do curso é muito importante e pertinente. Fiz alguns anotações e trago aqui alguns apontamentos a partir da discussão proposta.
    Primeiramente o respeito tem direta relação com o reconhecimento da diferença. Eu só respeito se eu reconheço a diferença como parte da constituição humana. Quando voltamos o olhar para essa diferença é aí que reconhecemos o outro como sujeito (de direitos, de logos – de palavra e pesamento), por tanto, isento de uma relação hierarquizada (como acontece nas relações racistas, sexistas, xenofóbicas, homofóbicas). Não é porque é diferente que é menos ou menor. Certo autor, não me recordo o nome, traz que o medo daquilo que não reconheço como igual a mim (identidade) faz com que eu queira inferiorizar o outro e é daí que surge todo o preconceito que gera situações de violência como o racismo, por exemplo. O medo do diferente, daquilo que não conheço, gera insegurança a ponto de fazer com que eu ache que não devo respeitar esse outro porque ele é diferente de mim. O argumento desse autor é muito válido, pois se olharmos para o processo de escravidão no Egito do povo Hebreu, ou dos povos da África “Negra” pelo europeus. A essência de todo preconceito está em não se colocar disponível para olhar e ouvir o diferente.

A cada aula, além de um novo aprendizado, estou conseguindo ter novos olhares.

Thaís Thomaz Bovo
    Participante

O Respeito e a Escuta

Tanto o respeito quanto a escuta caminham juntos, uma vez que um depende do outro. Nós só passamos a respeitar o próximo quando passamos a ouvi-lo, pois esse ato proporciona um momento acolhedor e também de reflexão, possibilitando às crianças e aos adolescentes que se expressarem livremente. Escutar, nesse sentido, é dar vez e voz aos estudantes, caracterizando assim, uma escuta sensível permeada pelo respeito.

Respeitar de forma mútua é o primeiro passo para convivermos de forma harmoniosa e com respeito as igualdades e diversidades. Acredito que somos capazes disso, enquanto educadores e indivíduos que buscam a promoção da prática de construção do respeito e z democratização da diversidade comum a todos.

ANA PAULA DOS SANTOS
    Participante

A escuta ativa dos professore para com os alunos acho que é a parte mais dificultosa da relação professor aluno , dar voz aos educandos e entender que o meio onde eles vivem os corrompem e que a escola precisa manter ativo os valores , virtudes e princípios básicos desta relação.

Ótima aula.
    O respeito no ambiente escolar está mais relacionado a hierarquia. Muitas vezes não somos ouvidos, temos somente que obedecer e seguir regras, precisamos ser escutados também.

Visualizando 15 posts - 46 até 60 (de 107 do total)
  • O fórum ‘Aula 2 – Respeito Mútuo’ está fechado para novos tópicos e respostas.