Comentários – EQUIPE FORMADORA

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 3 – Mapeamento Comentários – EQUIPE FORMADORA

Marcado: 

Visualizando 15 posts - 61 até 75 (de 88 do total)
  • Autor

Alexandra Gomes, gratidão por compartilhar conosco esse vídeo. Muito interessante e ilustra bem o reconhecimento do território e o pertencimento coletivo.

Tive que ver e rever várias vezes a aula sobre mapeamento, pois tudo o que temos feito nos últimos tempos na escola é mapear, mesmo sem perceber.Talvez, em outra situação, a aula não tivesse me chamado tanta atenção, posso até mesmo dizer, que não tivesse me encantado tanto.Entre minhas idas e vindas aos textos e vídeos, fui pensando em alguns tópicos que estamos trabalhando na escola, como por exemplo os protocolos de retorno. Se ao montarmos tal protocolo, levarmos em conta cada um dos 5 pontos de análise, percebemos o quanto a escola é um território desconhecido para nós, que estamos ali, não diariamente por conta da pandemia, mas efetivamente por conta do trabalho.
    Só tenho a agradecer pelas reflexões que vocês me tem proporcionado!

Interessante a idéia de mapear. Seguiamos um rítmo “automatizado”, e a pandemia de Covid-19 acabou por nos fazer refletir. Será que todos estão tendo as mesmas oportunidades? O que eu posso fazer em relação a isso?
    O mapeamento é um grande primeiro passo, para refletir, encarar e porque não, solucionar algumas situações, que embora, por vezes, estavam ali “na nossa cara”, mas por estarmos todos muito atarefados, ou simplesmente não estar atentos, não enxergávamos. Uma aula rica, clara, que nos leva a reflexões verdadeiras.

Mapeamento
    Engraçado como fazemos isso O tempo todo e não nos damos conta.
    Triste por não ver esse movimento coletivo frente a pandemia.
    Muitos obstáculos

O mapeamento é como um ponto de partida. É como uma luz que nos direciona para as reais necessidades que, muitas vezes, estão diante dos nossos olhos mas, por alguma razão, não estamos enxergando… Realizando um bom mapeamento dentro da escola e nos arredores colhemos dados importantes para iniciarmos um ótimo trabalho. Quando toda a equipe está engajada esse trabalho se torna ainda mais rico porque são olhares diferentes, perspectivas diferentes que reunidas no plano de ação podem resultar em um trabalho realmente eficiente que beneficie a todos.

O mapeamento é uma ferramenta para otimizar o trabalho, identificando necessidades e pontos relevantes, sendo que assim, se torna um facilitador para intervenções mais específicas sobre as necessidades locais.

Diante dos comentários dos colegas e dos textos lidos, percebo a importância de conhecermos melhor o território que estamos trabalhando. Durante a pandemia, vivenciamos muitas situações que colocaram nossas crianças em situações de extrema vulnerabilidade social, como um incêndio na casa de uma delas. A escola ao contrário de todos da região se anulou diante da situação! Uma semana depois outro incêndio nas proximidades destruiu centenas de casas de uma região próxima e muitas escolas da região se mobilizaram para ajudar. Diante disso penso, o quanto a pandemia revelou escolas que cumprem apenas seu papel burocrático, enquanto outras ultrapassam literalmente seus muros. E é isso que eu aponto como uma situação extremamente negativa e que precisa ser modificada no local que trabalho, a omissão e a existência da escola apenas enquanto espaço físico de reprodução e não enquanto espaço social de discussão.

Nesta terceira aula gostei muito da abordagem sobre Respeito Mútuo e a importância do mapeamento como um meio de implantação de políticas públicas. Gostei muito do manifesto do professor Universitário Ricardo Silva exigindo informações sobre o perfil das vítimas de covid-19 por distrito.

Precisamos se inteirar de muitas informações para conseguir resolver conflitos e problemáticas na escola e realmente se localizar (Mapear) é imensamente facilitador de resolução de impasses e contrariedades.
    Saber onde estamos inseridos (territórios, estatísticas, cultura e história) leva a uma possível assertividade de soluções e acalanto diante dos desafios que a educação nos propõe nesta temática.

Entender e utilizar o mapeamento como ferramenta para uma potente construção coletiva é essencial. Acredito que a escola é um espaço de mapeamento constante, embora nem sempre utilizemos essa nomenclatura. Mas o fato de planejar, avaliar e replanejar, buscando atingir objetivos, a meu ver, já se constitui como um exercício de mapeamento. É claro que novos campos vem sendo acrescentados com o tempo, como as relações, a afetividade, o olhar atento, a efetivação do diálogo com a escuta ativa e, nesse cenário de pandemia, a questão econômica e social emergiu como um campo ainda mais notável.

O mapeamento é uma ferramenta muito útil para fazer uma imagem da situação conflituosa, bem como para promover reflexões e o planejamento de ações.

Geisa Aparecida Peral
    Participante

O mapeamento emerge como uma prática relevante num olhar mais humano às questões disparadoras de conflitos.

Olá, a todas e a todos.
    Acredito que o conceito de mapeamento apresentado nesta aula é uma ferramenta de extrema importância para qualquer ação qualitativa na escola e tem se tornado imprescindível nesse contexto de pandemia. Uma vez que, ficou evidente a necessidade da escola assumir um papel de “Poder Público” descentralizado, local que, por sua capilaridade nas mais diversas comunidades, se mostrou imprescindível para que as políticas públicas cheguem o mais próximo possível da “ponta”.
    Contudo, essa necessidade tem revelado, em muitos casos e no caso da escola na qual trabalho, fragilidades e problemas diversos, principalmente no que tange ao reconhecimento do território e à comunicação entre este e a escola.
    Diante disso, é notório que a escola precisa intensificar as ações de mapeamento, haja vista, a importância desse equipamento para a consecução de algumas políticas públicas e para a efetivação de uma rede mínima de proteção social.

Eliana Saraiva Leite
    Participante

Na EMEI em que trabalho, logo no início da pandemia, nos professores nos preocupamos com as crianças da comunidade escolar, conversamos com o grupo e fizemos um mapeamento para saber quais as crianças que necessitavam de ajuda (alimento), e assim fizemos várias cestas básicas para ajudar a comunidade, e tinha crianças que dormiam no chão e uma amiga conseguiu doação de um beliche para que não dormissem no chão.

Sempre pensei em uma escola integrada com a comunidade e para isso dependemos de uma integração total com o território local, o mapeamento e necessário em vários momentos no cotidiano escolar, na sondagem da turma, quando trabalhos com mapas mentais, na necessidade de conhecer o território, pois só assim poderemos ter um PPP articulado com a realidade da escola, só assim poderemos construir a identidade da escola.

Visualizando 15 posts - 61 até 75 (de 88 do total)
  • O fórum ‘Aula 3 – Mapeamento’ está fechado para novos tópicos e respostas.