COMENTÁRIOS DA FORMADORA – GUNGA CASTRO

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 4 – Diversidade e Discriminação COMENTÁRIOS DA FORMADORA – GUNGA CASTRO

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #12875

    Olá cursistas da aula 4,

    Bem, não resta dúvida de que ficou claro para todos o quanto a escola é um espaço passível de produzir e reproduzir as situações de discriminação presentes na sociedade. Não é preciso muito para identificar, no espaço escolar, estas situações. Com certeza, isso tem efeitos na vida e na atitudes dos nosso alunos, também dentro e fora da escola, e a necessidade de atuarmos ao nos deparar com este tipo de situação tão comum na escola é bastante urgente. Se, por um lado, sabemos que não levamos e não incentivamos a discriminação na escola, por outro, é verdade também que existem muitas situações em que a discriminação não acontece de forma evidente, ou mesmo que existem momentos em que priorizamos outros afazeres da vida escolar ao invés de nos deter para lidar com estes fatos. Podemos afirmar com segurança que nosso valores estão sendo transmitidos para os alunos quando atuamos, mas também quando não atuamos. Explicando melhor: no momento em que nos dispomos a conversar sobre estas questões, estamos transmitindo a todos a importância de evitar o preconceito, de respeitar os diferentes modos de ser e de se colocar , etc., e isso contribui muito com os nosso objetivos. Ocorre porém que, quando não abordamos estas questões com eles, e deixamos passar uma ou outra situação sem um palavra de indignação, estamos também transmitindo valores, mas outros: estamos, de alguma forma, dizendo a eles, por meio do nosso silêncio, que isso não é importante, e que não há problema em viver em um ambiente onde o respeito pelas diferenças não existe, não é um valor. Isso está diretamente relacionado a um assunto também abordado nos comentários de vocês, que é a discriminação naturalizada. Quando a discriminação é tão sedimentada no cotidiano e na formação dos sujeitos (nós, educadores, ou os próprios alunos), que achamos naturais as “brincadeiras” entre as crianças que debocham do jeito de falar, da cor da pele, da crença religiosa ou de qualquer outra característica de um ou outro colega. Muitas vezes, ignoramos também a importância de despir de preconceitos e discriminação as nossas próprias intervenções educativas e até pedagógicas, desconsiderando a necessidade de abordar as diferentes culturas no ambiente escolar, as diferentes fés, os diferentes gêneros, configurações familiares, etc. Desta forma, alimentamos, mesmo sem perceber, diversas formas de discriminação e, mais do que isso: submetemos muitos dos nossos alunos a viver todo seu processo de escolaridade num ambiente hostil e nada acolhedor, e este tipo de situação tem efeitos devastadores na vida adulta de cada um deles.
    Vamos pensar nisso.
    Um abraço e bom curso a todos.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • O fórum ‘Aula 4 – Diversidade e Discriminação’ está fechado para novos tópicos e respostas.