COMENTÁRIOS DA FORMADORA – GUNGA CASTRO

Homepage Fóruns Assuntos Gerais Aula 3 – Mapeamento COMENTÁRIOS DA FORMADORA – GUNGA CASTRO

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #12874

    Assim como todas as outras ações propostas aqui que compõem o universo da Educação em Direitos Humanos, o mapeamento também é uma ação que só ganha sentido e pode nos ajudar no desvendamento das situações de e respeito e desrespeito no espaço da escola e fora dela, se se configurar como uma tarefa coletiva. Não há dúvida de que todos os atores da vida escolar podem nos apontar esta situações, e todas elas devem ser observadas com o mesmo compromisso e ser atribuída do mesmo valor. Nunca é demais dizer que o que mapeamos é sempre o respeito, aquele respeito sobre os qual falamos bastante na aula 2. Um aspecto também presente nos comentários desta aula é o mapeamento de território. Com certeza, nosso trabalho e nossas ideias serão mais sedimentadas se puderem atravessar o portão da escola e abordar da forma mais ampla possível os espaços que cercam a escola, pois nossas relações, assim como toda e qualquer ação educadora, têm como foco a manutenção do respeito e dos valores prezados por nós na vida em sociedade, fora da escola. Vale dizer também que a escola mantém fortes vínculos e parcerias fundamentais para atendimento e garantia de direitos dos alunos, com os equipamentos públicos que se encontram em seu entorno: as Unidades de Saúde, Assistência Social, segurança etc. é importante que estes espaços façam parte do mapeamento e que o direito ao uso do território e dos equipamentos públicos seja conhecido pelos alunos, assim como são para nós. Quando se fala em mapeamento, o diálogo e a escuta também devem estar presentes como condição para que se encontre nos espaços mapeados as fragilidades e avanços que nos apontarão o caminho a ser trilhado nesta jornada.
    Neste momento que vivemos a suspensão do atendimento educativo dos alunos por conta de uma pandemia, como alguns de vocês colocaram, é possível perceber com bastante clareza as situações de desrespeito presentes nas políticas públicas, nos privilégios de alguns e na clara desigualdade com que os diferentes grupos de estudantes são tratados. Temos aqui, logo de cara, uma oportunidade de mapear o respeito antes de voltarmos às aulas, não é? sendo assim: Mãos obra e bom trabalho!

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • O fórum ‘Aula 3 – Mapeamento’ está fechado para novos tópicos e respostas.