COMENTÁRIOS DA EQUIPE FORMADORA – GUNGA CASTRO

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  • #13332

    Colegas,
    Uma questão importante que surgiu neste espaço e não pode deixar de ser abordada diz respeito à maioria. Melhor explicando: o regime democrático é aquele onde impera a vontade da maioria? A resposta é clara: não. Antes, pelo contrário; um ambiente com características democratas é aquele onde todas as posições são respeitadas e consideradas, assim como os direitos de todos. Isso não significa que algumas situações não podem ser decididas por meio da escolha feita por uma maioria. Um exemplo disso é a eleição. Ganha quem tive maior número de votos, mas isso está longe de significar o silêncio daqueles que não foram s amis votados. O fato de um partido político obter o maior número de votos em um pleito eleitoral, pode outorgar a ele certos poderes, prerrogativas e funções, mas maioria nenhuma poderá apagar a voz e o espaço de toda e qualquer minoria. Agir democraticamente é, entre outras coisas, agir de forma que todos possam ser ouvidos e considerados, ainda que não sejam contemplados em suas escolhas. Uma situação democrática se caracteriza, sobretudo por três importantes aspectos: a presença e representação da diversidade, o poder popular e a garantia e ampliação de direitos.
    Seguimos pensando.

    #13636

    Olá! Acredito que a a palavra democracia sempre faz pensar o sentido errôneo de que é aceitar a opinião da maioria, infelizmente isso está interiorizado nas pessoas, difícil desconstruir esse conceito.

    #13683

    As reflexões aqui apresentadas foram importantes no sentido de sairmos das práticas e conceitos comuns para sermos provocados a respeito dos temas. Vivemos em uma sociedade do certo e errado que, em nome da praticidade, tenta-se resoluções de situações de formas técnicas ou estilo receita, o que com pessoas já é aparente que não apresenta bons resultados. Conviver em um estado democrático é estar em constante incerteza, pois as necessidades, conceitos e culturas são diferentes e instáveis o que é próprio do ser humano, dessa forma o embate de ideias, principalmente democráticas são realmente enriquecedoras sempre que houver conflitos, escutas, reflexão e mediação das resoluções. Não é prático e nem sempre há respostas, mas o viver democrático é necessário, pois inclui todos na escuta e fala colaborando para um mundo mais justo e solidário.

    #13729
    Rogê Carnaval
    Moderador

    Olá cursistas!

    Obrigado pelas contribuições!

    De fato, a democracia é um exercício árduo e complexo, mas é imprescindível. porque a alternativa à ela é o horror dos regimes autoritários. Fiquei muito feliz com a mais recente pesquisa do DataFolha, divulgada em 29 de junho, que aponta para o fato de que em meio a todos os ataques à democracia que temos visto nos últimos tempos, 75% dos brasileiros a consideram essencial. É um sopro de esperança! Mas não podemos esmorecer nunca. Como diz a canção: “é preciso estar atento e forte!”

    Obrigado pelas contribuições!

    um abraço
    Rogê

    #13935

    Pensar em práticas democráticas no ambiente escolar é algo complexo e como foi dito um exercício a ser praticado. Ao longo da história o conceito de democracia tem sido tratado de maneira genérica, como a vontade da maioria apenas, e essa aula traz luz a uma reflexão imprescindível em um contexto de retorno “após/durante” uma Pandemia para a escola, pois precisamos considerar inúmeras situações e pontos de vista não pensados antes e nem sempre estes serão pontuados pela maioria. Penso em um retorno bem complicado e com a necessidade de muita discussão envolvendo toda a comunidade escolar para cada decisão a ser tomada, visando minimizar ao máximo os possíveis conflitos gerados por toda essa situação. Pensar em espaços potentes para a escuta ativa e o diálogo devem ser prioridade neste momento pré retorno.

    #13943
    Neuli Maria Tenório
    Participante

    Muito importante e interessante os detalhes que foram falados, sobretudo quando definimos o que é Democracia e o respeito da escolha da maioria. Isto porque são questões que devem ser bem definidas sobretudo aos professores para que possamos explicar e colocar em prática da melhor forma possível aos alunos.

    #13947

    Sim o momento exige reflexão escuta de todos os envolvidos, nos grupos de estudo já existe uma troca , conflitos na procura por soluções e formas de planejar um possível retorno mas as incertezas de como funcionara na prática.

    #13963
    Renata solanas igual
    Participante

    Para mim esse módulo conseguiu fechar muito bem a parte teórica do curso. O que é mais importante do que discutir democracia em um país que tem o passado histórico como o nosso?
    Foi ótimo pensar de que forma todos esses temas podem ser aplicados em minha escola, ainda mais em um cenário pós pandemia de retorno as aulas. Voltarei com certeza repensando na democratização dos espaços e dos diálogos.

    #13969
    ANA PAULA DOS SANTOS
    Participante

    Em uma democracia todos tem voz, se faz a escuta de todos uma escuta qualitativa, e assim é definido o que é melhor pensando em um conjunto de fatores. e isso gera uma reflexão , não tenho que mudar de opinião pois a maioria vence, tenho que aceitar a escolha da maioria porém minha opinião deve ser ouvida e respeitada.

    #14062

    Gostaria de agradecer pelo conhecimento compartilhado, muitas boas reflexões, temas atuais e que nos fazem refletir sobre nossas práticas pedagógicas e modo de olhar o mundo a nossa volta,chego a 6ª aula com a sensação de que muito precisa se fazer para verdadeiramente termos uma educação de qualidade e integral, e como princípios como o da equidade são lavancas para nossas praticas transformadoras.

    #14102

    Pensando em práticas democráticas quando demoramos para conseguir estabelecer essas atitudes,muitas lutas no decorrer de todos os tempos e que vídeos tão importantes estamos assistindo, várias situações abordadas e o que é mais surpreendente, não sei se essa é a palavra, que mesmo vivendo em uma democracia ainda nos deparamos com atitudes e situações que eram vistas antes. Até quando será que vamos viver assim? Presenciando situações tão constrangedoras.

    #14193
    Jacqueline Vialta
    Participante

    Para desenvolver uma escola democratica se faz necessário tudo que foi falado nas aulas desse curso,o respeito,a escuta ativa dos segmentos que compõe o grupo escola,fazer um mapeamento das necessidades,não discriminar e aceitar a diversidade de idéias,fazer tudo sem conflitos procurando solucionar os problemas,para assim construir uma prática efetivamente democrática na escola

    #14225

    O termo democracia refere-se ao poder de participação, materializado pela atuação do povo, no uso desse poder.

    Empoderar o povo e capacita-lo para o exercício desse poder. Isto, também É conhecido como cidadania.

    Cidadania e democracia são palavras que se conjugam indissociavelmente.

    A escola democrática e cidadã prática o exercício do poder coletivo, considerando escuta ativa de cada ente, seus discenso, a sua singularidade numa coletividade.

    #14232

    A democracia brasileira vem sendo construída ao longo dos anos e contemporaneamente é tratada como a vontade da maioria, porém o diálogo e a opinião individual e coletiva vem gradativamente, por meio de muita luta, sendo considerados, o que é um avanço. Pensando em práticas pedagógicas no ambiente escolar e possível perceber a complexidade e o desafio deste exercício, uma vez que acaba englobando todos os tópicos das aulas deste curso: escuta ativa dos segmentos, mapeamento das necessidades atuais, respeito mútuo, diversidade e discriminação. É possível ter clareza da real importância dos temas das aulas, por vocês escolhidos, nesse momento atípico e incerto ao qual estamos vivenciando com a pandemia. Este curso está sendo extremamente oportuno para que nós, participantes possamos multiplicar o conteúdo estudado e refletido aqui por todos os envolvidos e assim repensar, junto com a equipe escolar e comunidade as questões mais importantes neste momento buscando quais ações são possíveis e fundamentais para um retorno às aulas que se dê o mais próximo possível da gestão democrática focada no diálogo, na escuta e no respeito à diversidade. De fato não será fácil, mas sendo a escola um espaço de interações e aprendizagens, poderá construir o seu espaço de exercício constante da democracia.

    #14233

    A discussão sobre as regras é bastante atual no ambiente escolar. Pude refletir o quanto na escola existe participação da comunidade escolar sobre a construção das regras. A questão vem á tona, principalmente pelo fato de que nas EMEIs as crianças passam apenas dois anos e assim como as crianças as famílias adentram a escola recebendo o regimento interno onde constam regras que foram constituídas perante um contexto que não vivenciaram, gerando enormes conflitos entre escola e famílias. Posso visualizar como ocorre desde os horários de entrada e saída, quando uma criança está doente, quando há conflitos entre as crianças ou quando a proposta pedagógica não atende as expectativas da família. As decisões são sempre visando o bem de uma maioria ainda que esta maioria não participou do processo e por isso não compreende a regra. Outra questão é que embora existe na escola os mais diversos colegiados a participação é muito pequena, tanto dos servidores quanto das famílias e aqui fica o questionamento de como fortalecer estes espaços de participação. Este é um grande desafio quando até mesmo nós que estamos ali no papel de garanti-los sentimo-nos engessados.

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